É possível lucrar na queda do mercado?

É possível lucrar na queda do mercado?
É possível lucrar tanto no mercado de alta como no mercado de baixa. Imagem: Reprodução.

E quando o mercado está apontando para baixo, o que fazer?

Imagina poder fazer lucro enquanto o preço de um ativo está desvalorizando. Imaginou? Meio complexo, né? Que nada! O processo é mais simples do que parece e eu vou te explicar de um jeito super descomplicado.

Antes de qualquer explicação, você precisa entender dois fundamentos básicos sobre o mercado, seja de criptomoedas ou seja da bolsa de valores: Pra você comprar algo, alguém tem que te vender e vice versa. Pra você realizar lucro ou prejuízo, precisa liquidar sua operação. E Liquidar significa que se você comprou algo, precisa vender. Se vendeu, precisa comprar.

Agora que já sabe esses conceitos, você precisa entender que no mercado de criptomoedas, quando você compra 100 dólares de bitcoin, você está realmente colocando uma fração de bitcoin na sua carteira. E aí, caso o preço dessa moeda comece a desvalorizar, automaticamente você começa a ter prejuízo. Assim como, se o preço começar a valorizar, seu bitcoin começa a valer mais e você tem lucro caso faça a venda.

Super normal até aqui, certo?

Mas eu quero te mostrar que você também pode, com os mesmos 100 dólares, lucrar enquanto o preço do Bitcoin desvaloriza. Olha só: Em algumas corretoras, existe um mercado diferente, chamado de MERCADO FUTURO. Nesse mercado, você não negocia a moeda em sí, mas sim um acordo de preço especulativo daquela moeda no futuro. Como se você comprasse um contrato, um papel.

Imagine que você pegou 100 dólares e comprou esse papel no qual está escrito assim: Preço do Bitcoin – 30 mil dólares. Depois de um tempo, o preço do Bitcoin sobe para 40 mil dólares. Nesse momento você é dono de um “papel” que diz q o preço do Bitcoin estava 30, mas o mesmo vale 40 agora. O que você faz? Vende seu contrato pra alguém que queira compra-lo.

No momento da sua venda, você estará lucrando o percentual que o Bitcoin oscilou nesse período. Se ele custava 30 mil quando comprou e você vendeu por 40 mil, significa que houve uma valorização de 33,3% no preço e esse será o seu lucro. Você comprou um contrato futuro do Bitcoin por 100 dólares a 30 mil e vendeu a 40mil, lucrando 33,3%. Agora você tem 133,33 dólares. Ganhou 33,3 dólares e ainda não tem nenhum bitcoin. Apenas especulou sobre o seu preço e realizou lucro.

Você conseguiu se imaginar realizando esse tipo de operação? Se sim, estou aqui pra te falar que existe uma forma de aprender isso rápido e de obter resultados significativos neste mercado.

ESCOLA DE TRADER
Imagem: Escola de Traders


Se você não imaginou por medo de não conseguir, agora que vem a mágica. Como lucrar na queda?

Lembra que quando você quis comprar o contrato, tinha alguém querendo te vender? Pois é, imagina que você analisou o mercado, o gráfico e identificou que o preço do Bitcoin poderia cair nos próximos dias ou quem sabe até nas próximas horas.  Uns chamam de análise, outros de especulação. Chame como quiser, o importante é que você acreditou naquilo e tomou uma decisão.

O que você fez? Escolheu VENDER um contrato do Bitcoin pra alguém que esteja querendo comprar. Dessa forma, ao ponto que o preço do Bitcoin começa a cair, quando você for fazer a sua liquidação financeira (lembra o que é?), você vai estar lucrando com a oscilação do preço. Só que dessa vez, sua ultima operação foi uma operação de COMPRA. Você comprou num preço mais barato do que vendeu e… BINGO!

Lucrou na queda!

Na prática, se o preço estivesse nos 30 mil e você resolvesse vender o contrato desse preço por 100 dólares, liquidando sua venda com uma compra quando o preço atingisse os 20mil, agora estaria lucrando os mesmos 33,3%.

Resumindo, comprou a 20 e vendeu a 30, obtendo lucro.

Entenda que nesse mercado, o que importa é a liquidação financeira. Comprou mais barato e vendeu mais caro, é lucro. Não importa se vendeu antes de comprar.

Genial né?!

Mas não se empolgue tanto, pois o inverso também é verdadeiro e pode ser muito cruel. Se você inicia uma ordem de venda de um contrato, mas o preço só sobe, então consequentemente, se você realizar uma compra, terá prejuízo. Afinal você estará comprando a um preço mais caro do que foi a venda.

Então, o conselho que fica é o de que é necessário muito estudo e tempo para iniciar nesse tipo de mercado mais lucrativo, mas que também pode ser muito traiçoeiro. Se não tem tempo para ficar analisando gráficos complexos, sempre busque por profissionais que já tenham experiência e que tenham resultados sólidos.

*Texto escrito por Luiz Almeida.

Conteúdo patrocinado

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.