Edward Snowden: Bitcoin não vai durar, mas criptomoedas estão aqui para ficar
Edward Snowden fala sobre Bitcoin em recente entrevista
O estadunidense exilado Edward Snowden adentrou a conversa acerca do Bitcoin, declarando que a maior cripto do mercado desaparecerá, mas que o uso das criptomoedas não terá o mesmo destino.
Em uma entrevista com Ben Wizner, diretor do projeto ACLU Speech, Privacy and Technology, Snowden esclareceu suas crenças sobre o papel do Bitcoin como moeda global ser transferido para outras criptomoedas, em vez de dissipar.
Escassez e crença
Respondendo a uma pergunta de Wizner sobre acreditar no valor intrínseco do Bitcoin a longo prazo, Snowden comparou o Bitcoin com dinheiro fiat e apontou que a única diferença entre fiat e dinheiro monopolizado é a crença gerada pelo lastro do estado, que essencialmente se resume a “homens com armas”. Em sua visão, enquanto o Bitcoin e outros cripto ativos baseados em blockchain possuem uma quantia severamente limitada de valor fundamental, duas coisas em particular garantem que o BTC permanecerá viável a longo prazo.
O primeiro dos motivos é a escassez, causada pelo suprimento limitado de Bitcoin – 21 milhões. A escassez cria a competição para minerar os milhões restantes de Bitcoin, e isso dá uma medida de valor. O segundo motivo e fator mais significativo em sua visão é o fato de grande parte da população enxergá-lo como um meio de troca. Segundo Snowden, essa crença nas criptomoedas como método de transferência monetária fora dos bancos é transferível, e sobreviverá à morte do BTC.
Em suas palavras:
“A crença é como as criptomoedas movem enormes quantidades de dinheiro ao redor do mundo eletronicamente, sem o envolvimento de bancos, todo dia. Um dia, o Bitcoin irá desaparecer, mas enquanto existirem pessoas que querem mover dinheiro sem bancos, as criptomoedas terão valor.”
“Grande utilidade, implementação pobre”
Snowden, que vive na Rússia após pedir asilo em 2013, também revelou que, apesar de suas previsões sobre seu fim, ele gosta do Bitcoin por conta das oportunidades e possibilidades que ele cria ao redor do mundo. Utilizando ele mesmo como exemplo, Snowden afirmou:
“Digamos que o Bank of America não queria processar um pagamento para alguém como eu. No sistema financeiro antigo, eles podem fazer isso acontecer. Se um adolescente na Venezuela quer ser pago por um trabalho de desenvolvimento web que ele fez para alguém de Paris, algo proibido pelo controle local de moeda, as criptomoedas podem fazer isso acontecer. Bitcoin pode não ser exatamente um dinheiro privado, mas ele é o primeiro dinheiro livre.”
Entretanto, ele criticou o paradigma de hashing existente nas blockchains, declarando que nenhum dos dois principais métodos de hashing são bons, e novos devem ser desenvolvidos. Sem mencionar, ele descreveu o proof of work como uma atividade ambientalmente destrutiva, utilizada em favor dos ricos, e a proof of stake é um sinal que se dá para os ricos, esperando que a ganância manterá o sistema operando.
Fonte: CCN