Câmara do Comércio de El Salvador registrou que 14% das empresas utilizaram Bitcoin

El Salvador

Empresas de El Salvador adotaram o Bitcoin desde que o país reconheceu o ativo digital como moeda legal em setembro de 2021

Segundo resultado de uma pesquisa, realizada com 337 empresas, entre 15 de janeiro e 9 de fevereiro, apenas 14% disseram ter feito transações em Bitcoin desde que a Lei do Bitcoin entrou em vigor. Mais de 90% das empresas indicaram que a adoção do Bitcoin no país teve pouco impacto em suas vendas, conforme publicado por BNN Bloomberg.

Setenta e um por cento das empresas pesquisadas eram micro ou pequenas empresas, 13% classificadas como médias empresas e 16% grandes empresas.

Segundo Business InSider a baixa taxa de adoção possa parecer decepcionante à primeira vista, El Salvador está no padrão do dólar americano desde 2001. Ao contrário das moedas de outras economias emergentes, o principal meio de troca de El Salvador não é propenso à volatilidade da taxa de câmbio. Mesmo nesse ambiente, mais de uma em cada dez empresas do país relataram o uso de Bitcoin por um período de cinco meses.

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, colocou o Bitcoin perto do centro de sua estratégia de crescimento econômico, mesmo quando instituições como o Fundo Monetário Internacional e o Moody’s Investors Service alertaram contra a adoção da principal criptomoeda. Em janeiro, o analista da Moody’s, Jaime Reusche, opinou que a aposta no Bitcoin de Bukele poderia minar as perspectivas de crédito soberano de seu país.

No entanto, El Salvador está avançando com sua estratégia de criptomoedas emitindo US$ 1 bilhão em títulos Bitcoin. Também conhecido como Volcano Bonds, o produto da venda será destinado ao financiamento da Bitcoin City, uma metrópole em pleno funcionamento que aproveitará a energia geotérmica para minerar o ativo digital.

Bukele está programado para falar na próxima conferência Bitcoin 2022, onde prometeu uma “grande surpresa”.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_