El Salvador: Presidente responde às críticas do Banco da Inglaterra

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, tem alguns problemas de confiança com o Banco da Inglaterra e suas “preocupações” sobre a adoção do BTC pelo país.

O Banco da Inglaterra não é fã do bitcoin nem de sua crescente adoção em países como El Salvador. O governador – Andrew Bailey – expressou repetidamente suas “preocupações”, mas desta vez, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, emitiu uma resposta.

Desde que a pequena nação centro-americana traçou planos para adotar o bitcoin como moeda legal em junho de 2021, várias organizações financeiras globais têm tentado alertar o país para não fazê-lo. Além do FMI, o Banco da Inglaterra, liderado pelo crítico do BTC, Andrew Bailey, foi o que mais se manifestou.

A instituição usou quase todas as oportunidades desde então para dobrar sua crença de que, El Salvador deveria usar apenas moeda fiduciária. O exemplo mais recente veio no início desta semana, logo após o líder do país – o presidente Nayib Bukele – anunciar planos para construir uma cidade Bitcoin.

Conforme relatado pela Bloomberg, Bailey abordou a infame volatilidade, da mesma forma que a maioria dos outros golpistas:

“Preocupa-me que um país o escolha como moeda nacional. O que me preocuparia acima de tudo é se os cidadãos de El Salvador entendem a natureza e a volatilidade da moeda que possuem”.

Bukele responde.

Embora tenham se passado apenas alguns meses desde que El Salvador legalizou o BTC, a experiência parece estar funcionando muito bem para o país, pelo menos de acordo com as atualizações frequentes publicadas pelo presidente Bukele ou pessoas de seu governo.

Por exemplo, o país tem usado a volatilidade mencionada, especialmente quando o preço cai, para acumular mais porções do ativo e usar os lucros quando o preço aumenta para fazer planos de compra de hospitais veterinários ou novas escolas.

Ao abordar os comentários mais recentes de Bailey, o presidente Bukele respondeu de forma um tanto irônica, especialmente sobre as preocupações “genuínas” que o BOE tem com o povo de El Salvador:

“O Banco da Inglaterra está preocupado com a adoção do Bitcoin por El Salvador? Mesmo?

Acho que o interesse do Banco da Inglaterra pelo bem-estar de nosso povo é genuíno. Direito?

Quero dizer, eles sempre se preocuparam com nosso povo. Sempre.

Tenho que amar o Banco da Inglaterra.”

Fonte: CryptoPotato

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8