Elon Musk diz que a faculdade é para “diversão” e não para “aprendizado”
Na conferência Satellite 2020, Elon Musk disse ao público que “você não precisa de faculdade para aprender coisas”.
Elon Musk afirmou em um evento que faculdade não é o ambiente ideal para jovens que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.
Em 2011, o co-fundador do PayPal, Peter Thiel, começou a pagar estudantes que abandonassem a faculdade para desenvolver uma start-up. Elon Musk, que liderou a empresa de pagamentos com Thiel antes de se tornar CEO da Tesla e criar a SpaceX, tem uma visão semelhante sobre o ensino superior.
“Você não precisa da faculdade para aprender coisas”, afirmou o executivo durante uma entrevista no evento Satellite 2020, realizado em Washington, nos EUA, nesta segunda-feira (9). Para ele, o curso superior “é basicamente para diversão e para provar a você que consegue fazer as suas tarefas, mas não é para aprendizado”.
Musk foi além nesse ponto e afirmou que a faculdade tem como único valor ser capaz de mostrar o que realmente importa para ele — ou seja, “mostrar se alguém pode trabalhar duro em alguma coisa”. De resto, o momento é apenas de “diversão”. O palestrante ainda fez uma questão retórica para provar que vários gênios da história da humanidade não passaram por esse período. “Shakespeare foi para a faculdade? Provavelmente, não”, respondeu a si mesmo.
Parece muito com um programa da Thiel Fellowship, que oferece a qualquer pessoa de 22 anos ou menos a possibilidade de solicitar uma subvenção de US $ 100.000 por dois anos “para construir coisas novas em vez de ficar na sala de aula”. Estudantes universitários têm que desistir de seus cursos para participar.
Thiel, um defensor vocal de Donald Trump durante a campanha presidencial de 2016, culpou o liberalismo do Vale do Silício no ensino superior, dizendo ao podcaster Dave Rubin em 2018 que “uma das desvantagens de muita educação é que você recebe mais lavagem cerebral”.
Musk se formou na Universidade da Pensilvânia e Thiel recebeu sua graduação e direito em Stanford. Já outros grandes nomes da tecnologia endossam o discurso de Musk por não terem terminado nenhuma faculdade, são eles: Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.
Apesar do ceticismo de Musk, muitas das listagens de emprego abertas na SpaceX listam um diploma de bacharel ou superior como requisito básico.
- Veja também: Jack Dorsey continuará como CEO do Twitter
Fonte: CNBC
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.