Elon Musk e Jack Ma discutem os riscos da IA, Marte e como a humanidade pode garantir o futuro
Conferência Mundial de Inteligência Artificial de 2019 em Shanghai
O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, e o fundador e presidente do Alibaba, Jack Ma, iniciaram a Conferência Mundial de Inteligência Artificial de 2019 em Shanghai, China, com um debate informal sobre a IA e suas implicações para a humanidade. Durante a conversa, Musk e Ma abordaram vários tópicos, desde empregos, necessidade de reforma educacional, mudança para Marte e como o modo de vida dos humanos pode melhorar no futuro.
Opiniões opostas
Os dois bilionários têm pontos de vista muito diferentes em relação à inteligência artificial. Enquanto Musk é cauteloso em relação à IA, considerando os perigos que ela pode representar para a humanidade, Ma é muito mais otimista. “Não acho que a IA seja uma ameaça”, disse Ma, respondendo aos pontos introdutórios do CEO da Tesla. Explicando ainda mais, o fundador do Alibaba observou que as pessoas são “espertas nas ruas” e, portanto, a humanidade ficará bem mesmo quando a IA evoluir. Musk, por sua vez, dobrou seu argumento, argumentando que a taxa de melhoria da IA é notável, e chegará um momento em que os computadores ultrapassarão a capacidade natural dos seres humanos de entendê-la.
Humanos multi-planetários
Musk observou que os humanos têm uma oportunidade hoje, porque é a primeira vez na história que é “possível prolongar a vida além da Terra”. Ele acrescentou que a janela para isso pode estar aberta por um longo ou curto período de tempo. Assim, é do interesse da humanidade garantir suas oportunidades multi-planetárias o mais rápido possível.
Ma, por sua vez, argumentou que não tem interesse em iniciativas multi-planetárias. “Não sou fã de ir a Marte”, observou ele. Em vez disso, Ma afirmou que é mais pertinente que os humanos tentem preservar a Terra. O presidente do Alibaba afirmou, no entanto, que o mundo precisa de inovadores como Elon Musk, na medida em que precisa de pessoas dispostas a fazer o que precisa ser feito para salvar o planeta. “Precisamos de heróis como você (que querem ir para Marte), mas precisamos de heróis como nós (que consertarão a Terra)”, disse Ma.
Musk explicou que preservar a Terra é uma parte notável da missão de Tesla, desde a transição do setor de transporte para a sustentabilidade até a promoção da independência energética através de energia solar e baterias. Respondendo às declarações de Ma sobre o uso de recursos para se concentrar na solução dos problemas da Terra, Musk observou que apenas uma fração do PIB do mundo tornará os seres humanos multi-planetários, comparáveis ou até menos do que o que as pessoas gastam em algo como maquiagem anualmente. “Gastar recursos para tornar a vida multi-planetária seria suficiente com apenas 1% do PIB da Terra”, observou Musk.
https://twitter.com/vincent13031925/status/1166914113517154307
Ameaça aos Empregos
“Por que precisamos de tantos empregos?”, Disse Ma, explicando que os humanos temem que a tecnologia os retire por mais de cem anos e, no entanto, os empregos aumentaram. Ma acredita que, com a ajuda da IA, os seres humanos podem chegar a um ponto em que a semana média de trabalho é de apenas 3 dias por semana e a jornada média de trabalho é de apenas 4 horas por dia. De acordo com Ma, isso abre a oportunidade para os humanos aproveitarem mais a vida e viverem ainda mais. “Precisamos estar prontos para entrar na era em que todos viverão 120 anos”, disse ele.
Musk, por sua vez, afirmou que o advento da IA provavelmente tornará a maioria dos trabalhos inúteis. Considerando a evolução da IA, Musk observou que chegará o momento em que os computadores poderão criar seu próprio software. Com isso em mente, seria melhor que as pessoas adotassem áreas como engenharia e campos de estudo que lidam com as relações humanas, pois elas ainda serão pertinentes mesmo na era da inteligência artificial. O CEO da Tesla acrescentou que essa é a razão por trás do Neuralink e sua interface cérebro-máquina, pois impedirá que os seres humanos sejam deixados para trás.
Reforma na educação
O fundador do Alibaba admitiu que está preocupado com o atual sistema educacional, que ainda é amplamente projetado para o período industrial. Ma argumenta que hoje existe a necessidade de promover uma educação mais criativa e construtiva, que permita aos seres humanos viver uma vida mais feliz. “Quero passar mais tempo treinando crianças em pintura, canto, dança, essas coisas criativas que fazem as pessoas viverem como seres humanos”, disse ele. Ma acrescentou que as pessoas têm coração, e é daí que a sabedoria vem. Com isso em mente, é melhor que a educação se concentre em treinar esse aspecto do ser humano.
O CEO da Tesla concordou que a educação criativa é necessária, principalmente porque o sistema escolar de hoje é “estreito e extremamente lento”. Musk observou que soluções como a renda neural da Neuralink poderiam fazer diferença nesse sentido, pois permitiria que as pessoas fizessem o upload de habilidades e aprenderiam rapidamente, de uma maneira que não estaria muito longe dos conceitos descritos na franquia de ficção científica The Matrix.
Os perigos da IA
Musk acredita que uma das maiores ameaças do mundo está no declínio da taxa de natalidade. “O maior problema do mundo em 20 anos é o colapso da população”, disse ele, acrescentando que esse pode ser um grande problema, considerando que os seres humanos geralmente têm uma “sequência de inicialização de 20 anos”. Ma concordou, afirmando que mesmo a população da China, que atualmente se mantém com 1,4 bilhão de pessoas, parece muito hoje, mas se um fator levar em conta a taxa de natalidade em declínio, o país verá um cenário completamente diferente em 20 anos.
Musk acrescentou que mais humanos são definitivamente necessários, especialmente com o início de iniciativas multi-planetárias. “Marte precisa de pessoas”, ele disse levemente.
Ma acredita que, em última análise, é sensato buscar a IA para melhorar a vida das pessoas. Ma acrescentou que a inteligência artificial sempre pode fazer um trabalho melhor quando a lógica está envolvida, mas quando a lógica não está envolvida, os seres humanos sempre serão melhores. Para prosperar no futuro, Ma afirmou que os humanos não precisam apenas de QI, mas também de inteligência emocional e inteligência (amor). Musk assentiu, afirmando: “Eu concordo com ele. Amor é a resposta.”
Assista ao debate informal de IA de Elon Musk e Jack Ma no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=uJ5w11Cm3gM
Fonte: TeslaRati
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.