Investigação na SEC? Elon Musk está sendo acusado de manipulação do mercado de Bitcoin por um importante economista

A SEC deve investigar uma possível manipulação de mercado feita por Elon Musk?

Na semana passada surgiram notícias de que a Tesla havia comprado US$ 1,5 bilhão em Bitcoin para ‘maximizar o retorno sobre o dinheiro’ e, sem surpresa, algumas sobrancelhas estão sendo levantadas. Conforme relatado pelo Markets Insider, o economista Nouriel Roubini está acusando Elon Musk de manipulação de mercado e afirmando que a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) deveria investigar.

A base das acusações de Roubini vem dos tweets de Elon Musk. Roubini acusa Elon de usar sua plataforma no Twitter para aumentar o preço da criptomoeda.

“Para alguém como Elon Musk, que sabe que tem o impacto no mercado para manipular, primeiro tome uma posição individual no Bitcoin, aumente o preço e depois diga que a Tesla investiu”, disse Roubini em uma entrevista à CoinDesk.

“E a Tesla ainda não ganha dinheiro, também é irresponsável e é manipulação de mercado. A SEC deveria estar procurando pessoas que tenham um impacto no mercado e que manipulem o preço dos ativos. Isso também é comportamento criminoso”

https://twitter.com/CoinDesk/status/1359524088310624258

“Comentando sobre a compra de Bitcoin de $ 1,5 bilhão da @Tesla no #CDTV First Mover esta manhã, @Nouriel disse que é “comportamento criminoso” Elon Musk tomar uma posição individual em relação ao Bitcoin para aumentar o preço antes de anunciar o investimento da Tesla.”

https://twitter.com/elonmusk/status/1359791422711492608?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1359791422711492608%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.tomshardware.com%2Fuk%2Fnews%2Felon-musk-accused-bitcoin-market-manipulation

Claro, é importante observar que, no momento, nem todos os detalhes estão disponíveis. Quando o relatório chegou, o Bitcoin ainda não havia atingido o ponto mais alto – antes de Elon Musk começar a falar positivamente sobre o Bitcoin e outros criptomoedas no Twitter.

Juntamente com os rumores de que a Tesla já está vendendo em novos recordes, muitos indivíduos especulam que isso foi uma jogada para ganhar muito dinheiro e ajudar a Tesla a ter um bom começo para 2021. Também há rumores de que Elon Musk está excluindo seus tweets sobre Bitcoin, mas ainda não podemos confirmar a informação.

De qualquer forma, não está claro o que realmente está acontecendo – é por isso que os economistas estão exigindo que a SEC investigue a transação.

Outra bolha cripto?

Independentemente do que realmente aconteceu em torno dessa transação, parece que nos encontramos em outro ponto alto das criptomoedas. A mineração, especialmente de Ethereum, está em alta devido à grande lucratividade, o que, por sua vez, está elevando os preços das placas de vídeo.

No final do dia, são os jogadores e indivíduos que compram criptomoedas nas alturas que perdem.

Fonte: Tom’sHardware

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.