Elon Musk e Jack Dorsey trocaram mensagens sobre descentralização do Twitter
Aqui está o que alguns dos bilionários mais proeminentes do mundo têm discutido sobre o futuro do Twitter este ano.
Elon Musk e Jack Dorsey compartilharam mensagens diretas sobre a criação de uma versão mais descentralizada do Twitter, pouco antes de Dorsey deixar seu conselho de administração no início deste ano.
Essas mensagens agora foram compartilhadas publicamente como parte de um processo de descoberta legal na batalha de Elon Musk para se abster de comprar a plataforma de mídia social. Aqui está o que eles tinham a dizer.
Um Twitter de código aberto
Em 26 de março, Dorsey disse a Musk que seria necessária uma “nova plataforma” que acabasse com o modelo corporativo. “É por isso que eu saí”, disse ele.
Dorsey deixou o cargo de CEO do Twitter em dezembro, afirmando que sua presença na empresa como fundador estava se tornando cada vez mais um “ponto único de falha”.
Quando Musk perguntou como seria a plataforma ideal do fundador, Dorsey sugeriu um modelo de código aberto com uma base que contribui para o protocolo, mas não o possui. “Um pouco como o Signal fez”, acrescentou.
Ele também ressaltou que a nova plataforma não pode usar um modelo de publicidade, pois isso dá aos governos e anunciantes uma “área de superfície” a partir da qual podem controlá-la. Isso reflete os comentários públicos anteriores de Dorsey sobre o Twitter abraçar os anunciantes e como se tornar uma empresa foi seu “maior arrependimento”.
“Se tiver uma entidade centralizada por trás, será atacado”, disse ele. “Este não é um trabalho complicado, só precisa ser feito da maneira certa para que seja resiliente ao que aconteceu com o Twitter.”
Musk chamou a proposta de Dorsey de “ideia super interessante” e acrescentou que gostaria de ajudar Dorsey a concretizar a visão. “Acho que vale a pena tentar mover o Twitter em uma direção melhor e fazer algo novo que seja descentralizado”, disse o CEO da Tesla.
Elon Musk anunciou que comprou uma participação de 9,2% no Twitter em 4 de abril – apenas uma semana após sua conversa com Dorsey. Duas semanas depois, ele se ofereceu para comprar a empresa inteira e torná-la uma empresa privada que reforçava a liberdade de expressão.
Twitter em uma blockchain?
Musk também conversou com outros grandes nomes das criptomoedas, especificamente sobre a descentralização do Twitter usando a tecnologia blockchain. Sam-Bankman Fried – CEO da FTX – disse que adoraria discutir “como o blockchain-Twitter poderia funcionar”.
Elon Musk também compartilhou messagens nas quais ele propôs que os usuários pagassem uma pequena quantia de dinheiro para registrar postagens sociais na cadeia, o que ajudaria a reduzir o spam. Michael Saylor – presidente executivo da MicroStrategy – sugeriu anteriormente incorporar a Lightning Network no modelo atual do Twitter para realizar a mesma tarefa.
“Não há garganta para sufocar, então a liberdade de expressão é garantida”, escreveu Musk.