Elon Musk: Tesla está perto de alcançar autonomia básica de nível 5 para seus carros

Funcionalidade de autonomia nível 5 da Tesla pode estar pronta até o final do ano

O desempenho recente do mercado da Tesla surpreendeu a muitos quando a empresa revelou que havia entregue nada menos que 90.000 veículos no segundo trimestre deste ano, o que é ainda mais impressionante quando você considera as paradas da fábrica relacionadas à pandemia. E embora a empresa tenha se tornado a montadora mais valiosa graças ao entusiasmo dos investidores, é fácil ignorar o grande plano da Tesla para o futuro.

Durante uma sessão de perguntas e respostas na Conferência Mundial de Inteligência Artificial da última semana o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que a empresa está fazendo um progresso significativo com os recursos de direção autônoma do piloto automático.

Não é a primeira vez que Musk faz uma afirmação tão ousada. No entanto, desta vez ele está “confiante de que teremos a funcionalidade básica da autonomia de nível 5 concluída este ano”. A empresa evidentemente descobriu os maiores problemas que seus veículos enfrentam ao operar sem um humano ao volante.

tesla autonomia nível 5

Entretanto, isso seria um enorme salto sobre as capacidades do sistema autônomo da Tesla, que é mais um nível 2 em termos de autonomia. Esse sistema só é capaz de oferecer assistência ao motorista em determinadas circunstâncias, enquanto o motorista deve continuar prestando total atenção ao ambiente da estrada e executar algumas das subtarefas de direção que o carro não pode executar de maneira confiável por si só.

Dito isso, Musk teve o cuidado de não sugerir que os carros da Tesla sejam capazes de assumir a direção em todas as situações quando receberem a nova atualização do sistema, o que implicaria que eles estão no nível 5 “recurso completo”. Em vez disso, ele reiterou que existem muitos pequenos problemas a serem resolvidos e testados no mundo real antes que tal afirmação seja válida.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

E isso nos leva à verdadeira intenção de Musk com a Tesla – criando uma das maiores frotas de robôs-taxis antes que outras montadoras tenham a chance de fazê-lo. Se formos pela Bloomberg, apenas o mercado dos EUA valerá US$ 1 trilhão em 2040, graças a mais de 27 milhões de carros disponíveis para que as pessoas convoquem o mais rápido, que seria um Uber.

Musk também observou que ele acha que todas as capacidades necessárias para a autonomia de nível 5 podem ser alcançadas com o atual hardware autônomo nos carros da Tesla por meio de atualizações de software. Para isso, a empresa terá que colocar o maior número possível de veículos na estrada, alimentando grandes quantidades de informações de volta a várias redes neurais e treinando-as para melhorar o software do sistema autônomo Tesla.

2020 07 09 image 26

Enquanto isso, outras empresas estão lutando para conseguir frotas de robôs-taxis nas ruas, embora com abordagens diferentes.

Por exemplo, o Argo AI – apoiado pela Ford e pela Volkswagen – está explorando maneiras de tornar esse negócio sustentável a longo prazo. Os veículos autônomos podem quebrar mais cedo do que os carros comuns, e seu desenvolvimento e manutenção é uma despesa contínua considerável.

A subsidiária da Alphabet, Waymo, está realizando testes limitados de seus carros autônomos em Phoenix, Arizona, sem motoristas de segurança através do programa Waymo One. O Waymo One registrou dezenas de milhões de quilômetros de distância em estradas públicas. Contudo, é mais provável que você veja entregas de pacotes através dessas minivans da Chrysler Pacifica antes de poder se locomover em uma.

Na China, a Didi Chuxing já está testando uma frota de robôs-taxis de nível 4 com caronas gratuitas através de seu aplicativo de carona, com planos de expandir para fora do país no próximo ano.

Fonte: TechSpot

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.