Em breve Xiaomi lançará serviços bancários na Índia

Xiaomi é a primeira colocada no mercado indiano em smartphones e agora lançará um serviço de empréstimo pessoal

Segundo a Reuters, a Xiaomi deve lançar um serviço de empréstimo pessoal na Índia nas próximas semanas. Neste país, o crescente mercado de serviços financeiros enfrenta sérios desafios devido a questões de privacidade de dados e concorrência acirrada.

A empresa acredita que por ser a primeira colocada no mercado indiano em smartphones pode ter vantagem para entrar no setor de serviços financeiros. No entanto, o crescente interesse do público em privacidade de dados forçou os gigantes da tecnologia, como o Google e o Facebook, a mudar a maneira de fazer negócios.

Na verdade, a abordagem da gigante chinesa em relação à coleta de dados e à privacidade atraiu a atenção de alguns membros da indústria que estão familiarizados com seus planos de expansão internacional.

A Xiaomi é hoje a quarta maior fornecedora de smartphones no mundo, e o serviço é o principal centro de lucro de longo prazo. Esta iniciativa enfrenta altos riscos. Na terça-feira, a empresa reportou resultados decepcionantes no segundo trimestre.

Na Ásia, a Xiaomi enfrenta uma concorrência acirrada de bancos, gigantes globais de tecnologia, start-ups de tecnologia e outras empresas. Uma fonte familiarizada com o negócio indiano da Xiaomi disse que a estréia da empresa na Índia em março foi boa. Como você se lembra, naquela época, a empresa lançou um aplicativo de pagamento chamado Mi Pay. A fonte disse à Reuters: “Eles parecem estar seguindo os líderes de mercado, Apple e Google, onde um smartphone se tornará, mais do que um telefone, uma jogada financeira”.

Como funcionará o Mi Credit?

A Xiaomi lançará o Mi Credit na Índia para fornecer aos usuários empréstimos de até 100.000 rúpias (cerca de R$ 5,7 mil). A taxa de juros mínima será 1,8%. Está programado para vir nas próximas semanas. Um porta-voz da Xiaomi disse à Reuters que a Xiaomi Credit está atualmente na “fase de teste”, mas se recusou a dar detalhes.

Aliás, a Índia é o maior mercado fora da China para a Xiaomi. Segundo a Counterpoint, a empresa tem uma base de usuários de aproximadamente 70 milhões na Índia.

Fonte: GizChina

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.