Empresa de tecnologia Sony anuncia desenvolvimento de sistema Blockchain para gerenciar direitos digitais

O anúncio ocorre um ano após o desenvolvimento do primeiro sistema blockchain da empresa

De acordo com um comunicado oficial, a Sony, empresa japonesa multinacional de tecnologia, está trabalhando em uma extensão do sistema de gerenciamento de direitos digitais com a tecnologia blockchain.

O projeto, que ainda não possui nome, está sendo desenvolvido em parceria com a Sony Global Education e a Sony Music Entertainment Japan.

A iniciativa possui o objetivo de “gerenciar informações relacionadas a direitos de trabalhos escritos”.

O anúncio do novo projeto ocorre aproximadamente um ano após a Sony comunicar o desenvolvimento de um blockchain original voltado à dados educacionais, em parceria com a IBM.

Leia mais: Estrela da NBA está em um relacionamento sério com as criptomoedas

Aparentemente, o novo “sistema” se desenvolve a partir do sistema criado anteriormente para “autenticação, compartilhamento e gerenciamento de direitos de dados educacionais”.

De acordo com a Sony, “os avanços tecnológicos na criação de conteúdos digitais permitem que qualquer indivíduo transmita e compartilhe conteúdo”.

“Entretanto a gestão de direitos deste conteúdo ainda é realizada de maneira convencional pelas organizações do setor ou pelos próprios criadores, necessitando de um modo mais eficaz de gerenciar e demonstrar a propriedade de informações vinculadas a direitos autorais para obras escritas.”, acrescentou.

A natureza do blockchain a ser utilizado pela Sony ainda é incerta. A empresa descreve a tecnologia de forma generalizada, como um modo de “registrar informações verificáveis de uma maneira difícil de falsificar”.

De acordo com um comunicado do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) em agosto, a Sony registrou 2 patentes para estimular ecossistemas baseados em blockchain.

Leia mais: Tether implode: como o declínio da stablecoin afeta o mercado

FONTE: COINTELEGRAPH