Empresa japonesa de transportes planeja criar stablecoin para pagar seus funcionários
Gigante japonesa dos transportes planeja criar sua própria stablecoin
Nippon Yusen Kaisha (NYK), uma companhia de transporte e logística japonesa, anunciou planos para introduzir uma stablecoin como meio de pagamento para seus funcionários.
A companhia planeja uma stablecoin pareada com o dólar, embora os detalhes sobre como ela fará isso ainda sejam escassos. A NYK espera conseguir lançar a cripto antes do fim do primeiro trimestre de 2019. O objetivo é processar uma patente para a tecnologia antes de apresentá-la aos seus gestores, proprietários e potenciais investidores.
Além de qualquer coisa, a principal finalidade deste lançamento é facilitar a forma como trabalhadores em alto mar gerenciam suas finanças, e enviam e convertem dinheiro em suas moedas locais.
A empresa japonesa, que conta com uma frota de 800 navios, geralmente tem US$40 mil a US$60 mil em cada navio para cobrir os gastos da tripulação. A maioria dos trabalhadores, geralmente de várias nações, são pagos em dinheiro ou por meio de transferências bancárias. O problema com esse modelo é que os trabalhadores precisam mover seu dinheiro de um país para outro, sofrendo com as taxas.
Embora este processo de pagamento tenha se provado fácil para trabalhadores japoneses, os estrangeiros enfrentam dificuldades para receberem seus salários.
Com moedas digitais, eles podem movimentar suas finanças de forma mais rápida e barata, ou transferi-las em segundos para seus familiares. Embora a empresa queira utilizar a transparência e velocidade das criptomoedas, ela escolheu as stablecoins em razão da habilidade que elas possuem para lidar com a volatilidade do mercado.
A empresa também está falando com desenvolvedores para criar uma stablecoin que possa facilmente ser convertida em fiat. A NYK também testou o uso de satélites nos navios, e está buscando patentear esta tecnologia, uma vez que ela planeja transformar esta tecnologia em uma solução para outras empresas.
Embora pagamentos online para membros da tripulação não sejam um conceito particularmente novo, com plataformas como OceanPay e CargoX liderando este mercado, esta nova ação marca a primeira vez em que uma empresa de logística está enviando salários para trabalhadores por meio de uma moeda digital criada internamente.
Fonte: CCN