Empresa “Marinheiros do Bitcoin” naufraga e não paga os clientes

Empresa dos “marinheiros do Bitcoin” FCL, paralisa pagamentos após bloqueios bancários e emiti nota de esclarecimento para investidores em Armação dos Búzios.

Mais uma empresa do ramo de Bitcoin, situada em Armação dos Búzios na Região dos Lagos / RJ suspeita de ser pirâmide financeira, região é apelidada de “O Novo Egito”.

Conforme informações de clientes, a empresa FLC ofertava um lucro de aproximadamente 15% ao mês

De acordo com investidores, a empresa FLC oferecia lucros altos de aproximadamente 15% ao mês, e com o bloqueio geraram atrasos nos pagamentos de todos.

Conforme publicado pelo portal de notícias RLagos, a empresa tinha uma novidade, era informado aos investidores um comprovante das transações de “terceirização da equipe de Traders”, e segundo o portal Livecoin a empresa informava que além de obter os rendimentos com a valorização do Bitcoin, eles operavam com ações na B3 e contratos de Dólar. Aparentemente dava um certo conforto e credibilidade aos novos investidores.

No dia 13/10, o proprietário da empresa FCL Investimentos, Fábio Cruz, enviou aos seus investidores uma nota informando a paralisação dos pagamentos, conforme transcrita abaixo:

Prezados clientes(a) viemos através desta nota informar que devido a força maior tivemos que paralisar a rentabilidade de todos nossos clientes, infelizmente quatro das nossas principais contas foram bloqueadas e ainda sem previsão para Desbloqueio. Nosso jurídico está trabalhando incansavelmente para tentar o reaver o capital nela disponível. Mediante a situação estamos tomando a providência de devolver o capital de todos nossos clientes com os valores aportados a nossa empresa.

 

Sabemos a necessidade de todos e somos solidários aos mesmos, já agilizamos com nossos traders um plano de devolução do capital aportado de todos que fazem parte da FCL. Estamos com o levantamento de devoluções de pagamento que pode durar 30 a 120 dias. Pedimos desculpas pelo transtorno ocorrido e sabemos do nosso compromisso que é sempre priorizar o cliente.

 

Infelizmente devido as questões que não está dentro do nosso controle ocorreu está situação atípica de bloqueio de contas, acreditamos que está vinculado a polícia federal e ministério público que vem monitoramento contas bancárias de alto volume de movimentações devido as questões de investigações que estão ocorrendo com empresas do mesmo seguimento na nossa região.

Estamos de todas as formas tentando resolver a questão o mais breve possível, pedimos novamente desculpas e a compreensão de todos, pois nosso objetivo principal e a resolução desta situação.

Além da nota oficial os clientes receberam um outro comunicado via aplicativo, pedindo para que não fizessem comentários sobre o ocorrido, tentando abafar a noticia a terceiros.

FCL
Mensagem compartilhada com clientes pede que eles não publiquem informações tendenciosas sobre empresa, que afirma não ter caído/ Reprodução – Imagem adquirida no portal Livecoin

O desmoronamento do “O Novo Egito”

A FCL Investimentos não é a primeira empresa envolvida com pirâmide financeira na Região dos Lagos / RJ, outras como a Eagle Eyes, ESA Consultoria & Investimentos e Oregon Enterprises suspenderam os pagamentos em menos de uma semana.

O efeito em cascata, teve início no final de agosto, depois que o “Faraó do Bitcoin” da GAS Consultoria, Glaidson Acácio dos Santos, foi preso no âmbito da Operação Kryptos da Policia Federal. Após a queda da Gas Consultoria, outras empresas suspeitas de operar pirâmides financeiras vieram a atrasar os pagamentos.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_