Empresário brasileiro cria máquina de café que aceita pagamento em Bitcoin
Ricardo Reis, um empresário brasileiro, criou recentemente uma máquina de café que aceita pagamento em Bitcoin, em uma tentativa de mostrar que a maior criptomoeda do mercado tem vários casos de uso em potencial como “dinheiro programável”.
Leia mais: Transações de Bitcoin ajudam a polícia a rastrear traficante de drogas da Dark Web
Um vídeo da máquina de café em ação foi compartilhado em um grupo do Facebook focado em Bitcoin, e já rodou a rede social desde então. A máquina é ativada quando uma quantidade específica de Bitcoin é enviada a uma carteira conectada a ela.
https://www.youtube.com/watch?v=c9E8wL2n8oU
Conforme o vídeo mostra, a máquina tem um código QR que permite que usuários em potencial – no caso, Ricardo – enviem fundos e paguem pelo café. O pagamento, conforme o empresário explicou em uma postagem no Medium, alerta um dispositivo conectado a internet, que ativa a máquina.
Falando ao Portal do Bitcoin, Reis ressaltou que não trabalha profissionalmente com criptomoedas, mas ele tem sido um entusiasta do Bitcoin e utiliza a criptomoeda como um meio de investimento desde 2016. A máquina de café, ele afirmou, foi criada para que ele aprendesse mais sobre a moeda.
Leia mais: Nova plataforma classifica exchanges por liquidez, segurança e confiança
Reis foi citado dizendo:
“Desenvolvi o dispositivo que aciona a máquina de café com uma transação de Bitcoin apenas para estudo e diversão. Lidar com tecnologia, para mim, além de trabalho, é um hobby. Minha intenção não era criar algo para eu explorar comercialmente, eu queria simplesmente explorar a capacidade da tecnologia e mostrar para outras pessoas como o BTC é ‘dinheiro programável’.”
A máquina não utiliza a Lightning Network (LN), embora Ricardo tenha ressaltado seus planos de em breve criar uma máquina que utilize a referida tecnologia. Ele sublinhou, contudo, que já possui um site através do qual é possível pagar por café e outros produtos, de forma que ele possa testar a LN.
De um ponto de vista mais técnico, o empresário revelou que utiliza um processador Raspberry Pi, tendo codificado a máquina através de PHP. Sua criação surgiu em uma época na qual o mercado está aparentemente se recuperando, após a SEC esclarecer que bitcoin e ethereum não são títulos financeiros.
O declínio no valor da criptomoeda, que experienciou uma queda de US$20 mil para US$6500, foi potencialmente causado por negociações de contratos futuros, segundo o analista Tom Lee.
Leia mais: Ethereum combinará as soluções de escalamento Casper e Sharding
Fonte: CCN