Empresas suíças se unem para lançar rede Blockchain “100%” nacional

A iniciativa visa oferecer um serviço dentro dos requisitos de segurança bancários

De acordo com um comunicado de imprensa, o Swiss Post, serviço postal nacional, e a Swisscom, provedora estatal de telecomunicações, se aliaram para desenvolver uma rede blockchain “100% suíça”.

O projeto supostamente consiste no primeiro blockchain privado ou autorizado a realizar operações em conjunto por duas entidades. O principal objetivo da iniciativa é oferecer um serviço que retenha todos os dados dentro do país e que atenda aos requisitos de segurança dos bancos.

As primeiras aplicações (voltadas a empresas e autoridades públicas que buscam um sistema “seguro e verificável” para lidar com processos de negócios digitais sensíveis) estarão no mercado no segundo trimestre de 2019. A iniciativa visa ajudar a economia nacional a obter uma rápida posição de liderança no desenvolvimento de casos de uso para esta “promissora” tecnologia.

“Em contraste com os blockchains públicos (Bitcoin e Ethereum), essa infraestrutura privada requer bem menos energia, visto que só pode ser utilizada por usuários identificados que possuam relações contratuais com os provedores de aplicativos. Isso permite maior eficiência em procedimentos de contratos, bem como segurança e desempenho significativamente maiores”, dizia o comunicado.

FONTE: COINTELEGRAPH