Engenheiro de software avisa que os NFTs são construídos em um “castelo de cartas”

NFT se tornou a nova moda de 2021

Tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais que representam uma variedade de coisas intangíveis e únicas do mundo real. Nos últimos tempos, a arte digital NFT realmente decolou, graças principalmente a uma série de vendas de alto perfil.

O principal argumento de venda dos NFTs é sua escassez. Um benefício implícito é que eles existirão para sempre na blockchain. No entanto, a pesquisa conduzida por Jonty Wareing mostra que isso pode não ser o caso.

Wareing examinou os dados de blockchain de dois NFTs bem conhecidos e descobriu que eles consistiam em um endereço de URL ou hash IPFS. Em outras palavras, a existência desses NFTs depende da permanência do vendedor no mercado.

“Versão resumida: o token NFT que você comprou aponta para um URL na Internet ou um hash IPFS. Na maioria das circunstâncias, ele faz referência a um gateway IPFS na Internet executado pela inicialização da qual você comprou o NFT. Ah, e esse URL não é a mídia. Esse URL é um arquivo de metadados JSON. ”

NFTs construídos em bases instáveis

Na primeira instância, Wareing se referiu a uma peça chamada CROSSROAD de Beeple por meio do mercado Nifty Gateway.

Foi a primeira vez para Nifty no sentido de que o NFT mudaria dependendo do resultado das eleições nos EUA. O CROSSROADS foi vendido por US $ 6,6 milhões em fevereiro deste ano.

CROSSROADS NFTs by Beeple

Fonte: niftygateway.com

 

Wareing observou que o token NFT para CROSSROADS é um arquivo JSON hospedado em servidores Nifty Gateway. Ele afirmou que se a Nifty Gateway parasse de negociar, a CROSSROADS também deixaria de existir. Ele concluiu que a peça não teria valor se isso acontecesse.

“Esse arquivo se refere à mídia real que você acabou de “comprar”. Que, neste caso, é hospedado por meio de um @cloudinary CDN, servido pelos servidores do Nifty novamente. Portanto, se o Nifty quebrar, seu token não terá mais valor. Não se refere a nada. Isso não pode ser alterado.”

Visão de Wareing

Tanto o CROSSROADS quanto o THE FIRST 5000 DAYS existirão enquanto cada vendedor do marketplace permanecer no mercado. Mas permanece uma dúvida incômoda de que tanto o Nifty Gateway quanto o Makersplace sairão do mercado um dia.

Wareing chamou essa situação de “castelo de cartas” e prevê que cada NFT vendido será “quebrado” nos próximos dez anos. No entanto, ele enfatizou que este não é o caso de todos os NFT existentes.

“Resumindo: neste momento, os NFTs são construídos sobre um castelo de cartas absoluto construído pelas pessoas que os vendem. É provável que _todo_ NFT vendido até agora será quebrado dentro de uma década. Isso os tornará inúteis? Difícil de dizer.”

O engenheiro de software da Consenys, Sam Walker, concordou com a avaliação de Wareing e agradeceu-lhe por trazer o problema à luz. Walker disse que usaria essas informações para melhorar o ferramental em torno de IPFS e NFTs.

Fonte: NewsBTC

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.