Entendendo as grandes transações conhecidas por OTC
O mundo milionário da OTC
No mundo das transações financeiras, sejam elas no mercado tradicional ou nas criptomoedas, existe um termo muito popular denominado por OTC (Over-The-Counter), esta ação é uma forma de negociar sem as regras rígidas das exchanges.
Uma negociação OTC se dá por um anúncio público dentro de alguma comunidade, utilizando corretagem simples para realizar a transação. Contudo, isto não quer dizer que as exchanges não realizam transações OTC, muitas o fazem, mas apenas para uma carteira de clientes muito limitada.
Obviamente, os investidores que optam pelas OTC possuem reputação no mercado e realizam movimentações de valores muito maiores do que a média. Em 2018 a Circle declarou que houve mais de 24 milhões de dólares movimentados via OTC contra apenas 2 milhões do mercado de balcão convencional de sua plataforma.
Como tudo no mundo das finanças gira em torno de dinheiro, uma OTC pode trazer vantagens econômicas para aqueles que as utilizam, como o anonimato real, uma vez que apenas o anúncio público é feito em anonimato pela corretora e o aceite também é anônimo, desta forma, nenhuma das pontas tem quaisquer informação solta.
Vantagens e desvantagens das OTCs
Outra vantagem da OTC é seu limiar, uma vez que dentro de operações normais por exchanges o usuário fica a mercê de suas regras, como as retiradas da tão segura Kraken, que não podem passar de mais de US$ 20.000,00 por mês.
Uma transação via OTC é extremamente privada, portanto ela não consta nos registros de tempo real das exchanges, logo esta vantagem deve ser utilizada quando se tem em posse uma grande quantidade de alguma criptomoeda. Suponhamos que você seja uma baleia de Bitcoin, caso decida negociar os seus ativos, o valor estaria protegido por uma OTC, mas se utilizar uma exchange, é bem provável que todo o mercado ficará instável, podendo variar seu valor durante as transações.
Gilad Raz, CEO da Fokoya, acredita que o balcão de negócios oferecido pelas exchanges é o suficiente para dar credibilidade e segurança a transações médias, com taxas estáveis e variedade de ativos que combinam com o momento financeiro. As OTCs são utilizadas quando há a necessidade de grandes movimentações, onde seus valores não são vantajosos dentro das regras normais.
Embora este mercado seja normalmente utilizado por grandes investidores, ainda existem golpes que enfraquecem a sua segurança, tornando uma OTC muito mais vulnerável a trapaças do que o balcão. Por exemplo, a falta de experiência pode levar a perca de ativo, uma vez que não há uma regra de negócio a ser seguida.