Enterprise Ethereum Alliance lançará padrões para blockchain este ano

A Enterprise Ethereum Alliance (EEA) pretende lançar uma série de padrões comuns aos blockchains em 2018, disse um dos líderes do consórcio hoje.

Leia mais: 250 corporações se juntam à plataforma financeira baseada em blockchain do ICICI

Durante sua palestra na Blockchain Expo, em Londres, Jeremy Millar, um membro fundador do conselho do grupo com mais de 450 membros, sendo alguns deles Accenture, JP Morgan e UBS, falou sobre a atualização durante um discurso que buscou dar um panorama sobre o progresso geral feito pelo consórcio desde sua fundação, em 2017.

Durante sua fala, Millar começou ressaltando à audiência a importância de estabelecer padrões comuns quando se trata da adoção da tecnologia.

Ele disse aos presentes:

“Nós precisamos de interfaces. Isso pode parecer chato, mas não passa pela cabeça da maioria dos desenvolvedores lançar um white paper e promover sua ICO no Telegram.”

Millar também citou a adição do antigo presidente do fórum WiMAX, Ron Resnick, como diretor executivo da EEA, sendo esta uma contratação que poderá trazer muitas coisas boas para o consórcio, que agora tem 15 funcionários lidando com arquitetura e especificações técnicas.

Leia mais: Órgão autorregulador sul coreano dita novas regras para 14 exchanges

1*lifwmreaS1DMYnb3ZKduIA

Além disso, ele mencionou que o grupo progrediu em relação a estabelecer padrões e especificações relacionadas a “oracles”, ou smart contracts feitos para alimentar sistemas de blockchain com dados externos.

Os rivais da EEA, R3, recentemente afirmaram que o grupo não cumpre com suas promessas, tendo a startup chamado o código da EEA de “moribundo” – assim como a EEA, a R3 é um consórcio provedor de tecnologia, que busca levar aplicações em blockchain para empresas globais.

A EEA fez um post sarcástico no Medium, ressaltando os benefícios de sua aproximação, afirmando que ela é mais alinhada com o movimento de desenvolvimento open source que surgiu junto com o ethereum, o seguindo maior blockchain público do mundo em valor total.

Leia mais: Divisão de mídia da Dow Jones fará testes com blockchain utilizando o browser Brave

Desta forma, Millar acrescentou que provavelmente algumas ferramentas da EEA serão colocadas de volta ao código para o blockchain público do ethereum, em forma de propostas de melhoria do ethereum (EIPs).

“A próxima fase será uma testnet. Quando o código começar a ser lançado, precisaremos de certificação,” disse Millar.

Por fim, ele buscou galvanizar seu apoio aos esforços, concluindo:

“Faremos isso juntos, como uma comunidade, porque todos nós nos beneficiaremos com isso. Peço que vocês façam parte da nossa rede – é muito viável se unir a nós.”

O que você achou destes planos de padronização? Ela ajuda ou atrapalha a adoção de blockchain? Diz pra gente!

Fonte: CoinDesk