Entrevista: Dr. Octávio de Paula, COO da 3xbit, fala sobre os aspectos jurídicos das criptomoedas

Dr. Octávio de Paula, advogado e COO da 3xbit, trata sobre nuances jurídicas envolvendo criptomoedas no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=jn16q2iboeE&feature=youtu.be

Desta vez, a figura entrevistada por Junio Santana é o Dr. Octávio de Paula, COO da cripto startup brasileira 3xbit.

A entrevista é muito proveitosa em relação às nuances abordadas, uma vez que o lado jurídico das criptomoedas é deixado de lado em detrimento do aspecto financeiro e econômico.

Dr. Octávio, que além de COO da 3xbit, é advogado, começa contando sobre como sua profissão o levou até as criptomoedas – e como um de seus pareceres jurídicos solicitado pelo seu cliente chegou até a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos, a SEC.

A conversa passa então a abordar a questão da legalidade do Bitcoin e das criptomoedas. Octávio comenta:

“Perfeitamente legal. Não existe restrição sobre você tê-las, pois não há ilegalidade com a relação da posse. […] Ter Bitcoin é perfeitamente legal, e isso é uma questão pacificada: Banco Central, CVM e demais órgãos brasileiros aceitam a posse de cripto ativos.”

Webitcoin: Entrevista: Dr. Octávio de Paula, COO da 3xbit, fala sobre os aspectos jurídicos das criptomoedas

O COO da 3xbit elucida então acerca do processo responsável pelo congelamento das contas das corretoras, que não tem a ver diretamente com criptomoedas, mas com as atividades relacionadas a elas – chegando ainda a ressaltar que a preocupação dos bancos não é causar um entrave às cripto instituições, mas supervisionar atividades tidas como “suspeitas”.

A seguir, o próximo tópico questionado por Junio é sobre a possibilidade jurídica da criação de fundos de investimento baseados em criptomoedas no Brasil.

Como de costume, Junio encerra a entrevista perguntando ao Dr. Octávio quais são suas previsões para a cripto esfera em 2019, além de sua clássica pergunta, que já virou um marco durante as entrevistas: “Quanto o Bitcoin valerá daqui 10 anos?”

Quer saber a visão do COO de um dos maiores cripto projetos do Brasil em relação a estas questões? Confira a entrevista na íntegra.