Entrevista vazada: Comissário da SEC acredita que um ETF de BTC será aprovado

Entrevista vazada revela a alta probabilidade de aprovação de um cripto ETF

Um ETF baseado em BTC muito provavelmente receberá a aprovação da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), de acordo com um de seus comissários. Os comentários foram relatados pelo jornal político Congressional Quarterly, em uma entrevista vazada no Twitter no dia 5 de fevereiro.

Robert J. Jackson Jr., o único comissário democrata da SEC, afirmou que apesar da onda de rejeições de ETFs no ano passado, a prática mudará.

“Eventualmente, eu acredito que alguém satisfará os padrões que nós estabelecemos? Eu espero que sim,” ele afirmou, de acordo com um trecho da entrevista vazada.

Múltiplas propostas de ETF foram consideradas pela SEC em 2018, mas todas elas receberam um “não”, ou foram postergadas.

Um dos operadores, VanEck, se engajou em diálogos extensivos com a SEC, falando sobre várias preocupações manifestadas sobre o seu produto. No mês passado, o governo estadunidense iniciou uma investida na cripto esfera, fazendo com que o pedido fosse retirado – apenas para ser reintroduzido na semana seguinte.

Discutindo aplicações anteriores, Jackson salientou o esforço de ETF feito por Tyler e Cameron Winklevoss em março de 2017 como uma demonstração de como as atitudes estão mudando no mercado.

Quando a SEC rejeitou o ETF dos gêmeos em março do mesmo ano, o mercado do Bitcoin experienciou uma volatilidade considerável, um fenômeno que desde então declinou.

“Você teve uma situação onde o risco para manipulação de mercado e para as pessoas se machucarem era enorme. Os problemas de liquidez do mercado eram muito sérios,” ele prosseguiu.

A comissária da SEC, Hester M. Peirce, anteriormente discordou sobre a rejeição do ETF de Bitcoin dos gêmeos Winklevoss em julho de 2018, ressaltando que a SEC fundamentalmente errou em sua decisão.

Outras fontes também afirmaram que é um caso de quando, e não se, para que um ETF seja aprovado nos Estados Unidos — incluindo o defensor das criptomoedas, Andreas Antonopoulos — contudo, alguns permanecem céticos sobre a utilidade do instituto na indústria.

Fonte: The Cointelegraph