EOS: primeiro ETP em breve

Os últimos dias foram intensos no que diz respeito à blockchain EOS, culminando em novas notícias da Helios, a plataforma de Brock Pierce que recebeu mais de 45 milhões de EOS para suportar e aprimorar todo o ecossistema EOS.IO

Helios anunciou o lançamento do primeiro ETP no EOS, conforme descrito pelo próprio Pierce.

https://twitter.com/brockpierce/status/1468390092616048641?s=20

O que é um ETP?

Um ETP, que significa, Exchange Traded Product, é um instrumento de investimento financeiro que replica o desempenho de outro ativo, como moedas, índices, commodities e assim por diante.

Graças a esses instrumentos, é possível investir indiretamente no ativo relevante. A vantagem de utilizar esses instrumentos, ao invés de investir no ativo diretamente, é a simplicidade e a regulamentação existente.

Na verdade, uma empresa ou um investidor institucional estará mais inclinado a comprar um ETP do que o próprio ativo, tanto por razões burocráticas quanto técnicas. Pense, por exemplo, em um ETP sobre uma mercadoria: é mais fácil comprar e negociar um ETP do que movimentar fisicamente a mercadoria.

O mesmo se aplica à criptos, que requer uma série de medidas para evitar a perda de chaves privadas, seu registro no balanço patrimonial, além de outras questões burocráticas e fiscais.

Por que um ETP no EOS?

Como a própria declaração indica, não há outros ETPs de criptomoedas individuais como o EOS.

Isso ocorre porque a maioria dos criptoativos tem problemas regulatórios e, em alguns países, podem ser regulamentados como tokens de segurança, como vimos no passado (consulte o caso Ripple com a SEC).

Até o momento, existem apenas 3 criptomoedas confirmadas pela SEC que não são tokens de segurança: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e EOS.

Com isso, fica mais fácil utilizar esses ativos para a criação de instrumentos financeiros tradicionais, uma vez que já foram testados na batalha pela SEC, ou seja, passaram no escrutínio do órgão regulador dos produtos financeiros.

E é aqui que entra o ETP no EOS. Este serviço terá início na Europa. Estamos falando de um ETP garantido a 100% pela EOS, sendo que comprar este ETP é o mesmo que comprar EOS diretamente, visto que não são apenas títulos representativos mas são emitidos de acordo com o EOS que a própria Helios irá disponibilizar.

O VC “Helios Rising

Além do ETP, foi anunciado o Helios VC (Venture Capital). Ele é chamado de “Helios Rising” e terá como objetivo acelerar projetos em EOS e EOS.IO.

Além disso, a Helios também criará um Pré-VC que dará suporte a alguns projetos que já estão em andamento, como o Pomelo.

Pomelo receberá até US $ 100.000 para expandir a plataforma e estendê-la a projetos de “bens não públicos”, que usarão a blockchain EOS e EOS.IO em diferentes campos.

Esta nova seção terá um pool inicial de US $ 500.000, novamente distribuído por meio de financiamento quadrático.

Por fim, Helios dará mais US $ 500.000 para vários projetos que vimos na primeira temporada de Pomelo, e entre eles estão:

ZEOS, o token no EOS que usa o protocolo ZK-SNARK para realizar transações privadas, incluindo swaps e DeFi anonimamente. Um projeto que será lançado neste Natal, salvo imprevistos;

EOS Support , um sólido serviço de apoio a quem tem problemas com EOS, que também possui um algoritmo de recompensa a quem ajuda ativamente na resolução de problemas;

Violet Garden, uma rede social semelhante ao Instagram, onde você faz login com sua conta EOS (verificada pelo projeto EdenOS) e onde recentemente foi adicionada uma função para cunhar seus posts como NFTs e vendê-los;

EOS NFT Standard, o primeiro padrão de contrato inteligente em que todas as informações NFT estão 100% em cadeia, incluindo o arquivo de mídia vinculado a ele (que agora é feito em sistemas como o IPFS).

Notícias fazem o preço EOS voar

A esta multidão de novidades, deve-se somar os primeiros dApps sobre EOS aprovados pelo governo venezuelano, o lançamento do Bullish, já operacional para usuários institucionais, e outros 32 milhões de EOS devolvidos à comunidade EOS.

Todas estas notícias positivas também se refletem no preço da EOS. Após o colapso de todo o mercado de cripto, que reduziu a EOS para US $ 2,4, a EOS já ultrapassou os US $ 3,7 com um aumento de 55% em apenas 2 dias.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8