Epic Games mantém sua visão aberta para NFTs, mesmo a Minecraft sendo contra a implantação

epic games

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, fala sobre a rejeição da Minecraft de implantar NFTs como forma de recompensa

Alguns dias atrás, o super popular videogame Minecraft divulgou uma declaração oficial em relação a tokens não fungíveis e tecnologia blockchain.

A empresa considerou que os NFTs não se alinham com os valores do jogo de inclusão criativa e jogar juntos.

Conforme disseram no anúncio:

Os NFTs não incluem toda a nossa comunidade e criam um cenário dos que têm e dos que não têm. O preço especulativo e a mentalidade de investimento em torno dos NFTs tiram o foco de jogar o jogo e incentivam o lucro, o que achamos inconsistente com a alegria e o sucesso de longo prazo de nossos jogadores.

Seguindo essa visão, Mojang, o desenvolvedor por trás do jogo, proibiu o uso de tokens não fungíveis e outras aplicações de tecnologia baseada em blockchain na plataforma.

No ano passado, o Steam da Valve anunciou a proibição de jogos relacionados a cripto e NFT na loja de jogos para PC. Como resposta, a concorrente Epic Games Store recebeu esses videogames em sua plataforma de braços abertos.

Ontem, um usuário do Twitter perguntou a Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, se a empresa agora também adotará uma postura semelhante à do Minecraft.

De acordo com a resposta de Sweeney:

Os desenvolvedores devem ser livres para decidir como construir seus jogos, e você é livre para decidir se quer jogá-los. Acredito que lojas e fabricantes de sistemas operacionais não deveriam interferir forçando suas opiniões sobre os outros. Nós definitivamente não vamos.”

Enquanto o Minecraft rejeitou NFTs em sua plataforma, a empresa japonesa de videogames Square Enix anunciou seu novo projeto NFT no mesmo dia.

Situação do mercado

Depois de enfrentar volumes de negociação cada vez menores por muitos meses, o mercado de NFT finalmente mostrou alguma atividade alta durante o início de maio, dando alguma esperança aos investidores.

No entanto, o aumento não durou muito e a queda subsequente reduziu os volumes em cerca de 90%. O gráfico abaixo mostra a tendência nos volumes semanais de negociação de tokens não fungíveis no ano passado.

NFT
Os volumes foram muito baixos nas últimas semanas – Fonte: NonFungible

Nos últimos dois meses, os volumes semanais de NFT ficaram em torno de US$ 233 milhões, um valor bastante baixo quando comparado ao normal do ano passado.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_