Empresário que perdeu todos os seus Bitcoins devolverá valores doados

Empresário e podcaster, Eric Savics foi vítima de phishing na última semana

Na semana passada, Eric Savics, empresário e apresentador do “Protocol Podcast”, disse ao seu Twitter que havia perdido 12 Bitcoins (no valor de US$ 130.000) em um ataque de phishing. A comunidade cripto se uniu a ele e presenteou-o com um Bitcoin inteiro, no valor de US$ 9.500. Mas ele agora planeja devolver as doações.

https://twitter.com/ericsavics1/status/1272691291940216833?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fdecrypt.co%2F32497%2Fphishing-victim-eric-savics-to-return-donated-bitcoin

“Refletindo no final de semana sobre as doações, decidi devolver todo o BTC que foi tão gentilmente enviado a mim”, ele twittou, acrescentando: “Não parece certo que eu esteja acumulando essas doações enquanto outras pessoas passaram por tantas coisas piores.”. Talvez eu não consiga construir minha posição novamente, mas ainda tenho meu trabalho, saúde, amigos e família.”

Como Savics perdeu seus Bitcoins?

Savics perdeu inicialmente os 12 Bitcoins ao baixar uma versão maliciosa do aplicativo KeepKey na loja do Google Chrome. Depois de inserir sua frase de recuperação (usada para gerar uma chave privada Bitcoin, que funciona como uma senha para os fundos), seus Bitcoins foram rapidamente roubados.

Ele foi ao Twitter, explicando: “Eu tive todos os meus Bitcoins roubados de mim em uma tentativa de phishing de carteira de hardware. Alguém já recuperou com sucesso Bitcoins roubados? Qualquer ajuda ou orientação seria apreciada.” Enquanto alguns sugeriram que ele tentasse uma empresa forense de blockchain, outros foram mais diretos e disseram que o dinheiro se foi para sempre.

Savics seguiu com um vídeo explicando a situação, dizendo que ele estava perto de comprar um apartamento e pedindo aos golpistas que enviassem parte do dinheiro. Ele também postou seu endereço Bitcoin para doações.

“Envio um pouco de BTC para ajudar porque você parece um cara realmente bom”, respondeu um usuário. Em pouco tempo, um Bitcoin inteiro foi enviado para o endereço fornecido, antes que a Savics decidisse devolver as doações.

https://twitter.com/ninetofiveguy/status/1271621774527082498?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fdecrypt.co%2F32497%2Fphishing-victim-eric-savics-to-return-donated-bitcoin

Savics afirmou que o que o atraiu ao Bitcoin estava sendo parte de uma revolução em direção a um sistema financeiro mais aberto – e que ele ainda poderia pressionar por isso sem nenhum Bitcoin. “Se eu tenho 0 BTC ou 100 BTC, não importa, sempre serei um defensor de um sistema financeiro mais justo, equitativo e aberto”, disse ele.

Fonte: Decrypt

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.