Erro no Google Fotos enviou vídeos de usuários para estranhos

Bizarra falha de privacidade do Google Fotos envia vídeos de usuários para outras pessoas

O Google está informando aos usuários do Google Fotos que seus vídeos particulares podem ter sido enviados a estranhos. O erro foi causado por um “problema técnico” no serviço Takeout, que permite que as pessoas baixem dados e arquivos dos aplicativos do Google como backups.

Segundo o aviso do Google, quem usou a ferramenta Takeout para baixar um ou mais vídeos do Google Fotos entre 21 e 25 de novembro pode descobrir que seus vídeos foram enviados incorretamente a outros usuários.

“Esses usuários podem ter recebido um arquivo incompleto ou vídeos – não fotos – que não eram deles. Corrigimos o problema subjacente e realizamos uma análise aprofundada para ajudar a impedir que isso aconteça novamente. Lamentamos muito o fato de ter acontecido ”, disse um porta-voz em comunicado ao 9to5Google.

https://twitter.com/jonoberheide/status/1224525738268905477?s=20

“Infelizmente, durante esse período, alguns vídeos no Google Fotos foram incorretamente exportados para arquivos de usuários sem relação. Um ou mais vídeos na sua conta foram afetados por esse problema”, informa. Além disso, quem tentou usar o Takeout durante o período pode ter recebido um pacote incompleto — e com conteúdos de estranhos.

O Google recomenda que os usuários excluam qualquer exportação realizada durante esse período de cinco dias e realizem outra exportação de seu conteúdo.

A gigante da tecnologia corrigiu o problema em menos de uma semana, acrescentando que apenas 0,01% dos usuários do Google Fotos que usavam Takeout durante esse período foram afetados. Mas com o Google Fotos que conta com mais de 1 bilhão de usuários, o número de pessoas afetadas pode ser muito alto. A empresa acrescentou que nenhum dos outros aplicativos foi afetado.

A revelação de que a ferramenta do Google compartilhou os vídeos dos usuários com estranhos ficará ruim para a empresa. No momento, o serviço está testando um novo serviço de assinatura que seleciona automaticamente as dez melhores fotos dos últimos 30 dias e as envia como prints, para que não haja qualquer preocupação de privacidade relacionada ao Google Fotos.

Fonte: TechSpot

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.