Erros comuns cometidos por traders iniciantes

Como podemos iniciar nesse mercado, que por sinal está em alta, sem cometer aqueles erros comuns que a grande maioria dos traders iniciantes cometem? Vamos pontuar algumas situações que podem auxiliar

Desde que comecei a trabalhar na área de criptoativos e blockchain, tenho conhecido tantas pessoas com erros mútuos muito comuns e já estou convencido de que a taxa de erros graves é incrivelmente alta. Percebendo essa realidade, vou pontuar algumas situações que acredito que sejam interessantes serem avaliadas, para melhorar seu trader.

Negociar em uma exchange de criptomoedas é um tipo de atividade que envolve trabalho para extrair lucros do processo de negociação. Como em qualquer outro tipo de atividade, na negociação é essencial desenvolver qualidades específicas necessárias, para alcançar alta competência, em particular, uma mente analítica e atenção.

Muitos chegam nesse mercado na esperança de ganhar com uma diferença na taxa de câmbio rapidamente, com o mínimo de esforço. No entanto, a realidade faz seus ajustes, e um trader novato pode logo se decepcionar com esse tipo de atividade.

Relutância em estudar a situação por conta própria

De qualquer forma, é você quem vai gastar seu dinheiro na compra de criptomoedas. Se você não entende o produto e seu valor, mas apenas escuta os “experts“, que dizem a todos quando comprar e vender moeda, você terá grandes problemas e perderá muito dinheiro.

Se a sua decisão de comprar uma moeda depende da opinião de outra pessoa, então você terá que confiar nesta opinião na hora de vender. Não seja um leigo. Explore o mercado em que você trabalha.

Colocando na negociação o dinheiro que você não pode perder

Como exemplo, levaremos para o depósito todas as suas economias disponíveis, ou, principalmente, fundos de empréstimos.

Nem uma única pessoa está segurada contra falhas e erros, até mesmo os traders profissionais costumam ter perdas financeiras significativas. As histórias de recém-chegados que conseguiram não cometer nenhum dos erros típicos no início da jornada comercial podem ser chamadas de anômalas, ou pelo menos improváveis, com a negociação independente do zero.

Erros devem ser cometidos, não intencionalmente, é claro, porque aprender com seus erros é muito mais eficaz do que com os outros – esta é uma característica da aquisição de conhecimento prático. A melhor coisa que você pode fazer antes do início da negociação em exchange, é minimizar antecipadamente as consequências dos erros iniciais. O resto virá com o tempo.

Seguir empolgação, emoções e informações não confirmadas na tomada de decisão

Evidentemente, evitar esse erro pode ser difícil, principalmente se você acompanhar as notícias do mundo das criptomoedas no Twitter, com mensagens como, “então, parece que o bitcoin chegou ao fim, é melhor vender“, ou “próxima parada do bitcoin é, US $ 500 mil”.

Que haja alguma verdade nesses relatórios, é fisicamente impossível acompanhar tudo de uma vez e, em geral, os mais pacientes ainda vencem.

Ninguém do Telegram divulgará insiders reais (informações privadas sobre as perspectivas de preços), além disso, mesmo os canais pagos anunciados frequentemente, fornecem mais informações errôneas do que verdadeiras. Confie principalmente na sua experiência e verifique novamente os dados recebidos.

Vendas a preços de pico

Este não é o máximo, espere e não venda“, aconselharam investidores experientes. A questão é que você nunca sabe quanto um token específico subirá.

Por exemplo, se você comprou bitcoin por US $ 10.000, provavelmente experimentou um desejo incrível de vendê-lo quando ele saltou para US $ 20.000. Mas hoje você se arrependeria muito quando olha ele a US $ 50.000.

Para vender criptomoedas, você precisa de uma estratégia. Estabeleça uma meta e se esforce por ela, aconteça o que acontecer. Sim, com a queda do mercado, será extremamente difícil observar como o dinheiro flui. Mas vale a pena entrar em pânico e vender tudo de uma vez? A resposta é uma: não.

Compra de moedas baratas

Antes mesmo de aplicar os recursos, analisar como a moeda se valorizará. Se não for um investimento arriscado, é preciso calcular qual será o resultado do investimento. Uma moeda pode se valorizar, mas pode ser uma fraude.

Não se pode investir dinheiro em moeda, só porque é barato. Muitos usuários inexperientes estão acostumados a pensar que a maioria das altcoins com um preço baixo, são meramente subestimadas. Isso ocorre porque já existem muitas histórias de crescimento repentino de valor. Mas não é assim – nem todas as criptomoedas são lucrativas.

Segurança

Este, talvez, seja o erro mais sério possível na comunidade cripto hoje. Centenas de milhões de dólares foram perdidos porque as pessoas confiaram todos os seus dados a uma exchange que foi hackeada ou a um serviço que parou de funcionar.

Com o desenvolvimento da tecnologia, golpistas e hackers não ficam parados e onde o dinheiro é de graça, sem controle suficiente. Mesmo se você tiver um pouco de dinheiro agora, e mesmo se você não planejou permanecer no mercado por muito tempo, você deve abordar cuidadosamente a segurança de seus dados: autenticação de dois fatores, uso de computadores individuais, criptografia de dados – são obrigatoriedade.

E, é claro, faça cópias físicas dos dados.

Você precisa anotar todas as suas senhas, chaves secretas, imprimi-las e escondê-las em um lugar seguro. Assim, se algo acontecer ao seu computador, você pode restaurar tudo para outro dispositivo. E o melhor de tudo, use wallets físicas e deixe na corretora, apenas o que irá utilizar no trader.

FOMO

Medo de perder. Ela se manifesta em situações como, a venda antecipada de um ativo por medo de perder lucros, comprar no máximo por causa da sensação de que está faltando algo importante, ou o medo de perder uma ICO promissora, por isso você está investindo em projetos duvidosos. É o medo de perder o lucro na maioria das vezes que leva ao fato de perdermos lucro.

Livrar-se do FOMO é difícil, mas você pode lutar contra isso. Para isso, crie um conjunto de regras para negociação em exchanges ou escolha de um projeto, bem como limites sobre as possíveis perdas e lucros permitidos.

Esteja acima disso. Entenda, novas oportunidades no mundo das criptomoedas aparecem todos os dias, então relaxe e deixe esse medo diminuir.

Paciência é a chave para negociar em criptomoedas. Não tenha medo de perder nenhum negócio – o mercado é tão grande e em desenvolvimento que haverá dinheiro suficiente para todos. No entanto, lembre-se de que é fácil ganhar dinheiro no mercado, mas é difícil manter o que você ganhou. Não deixe que a ganância se sobreponha a você.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8