Especialista aponta: Não, você não precisa de uma VPN — a menos que esteja fazendo estas 4 coisas

Esses são os principais motivos para investir em uma VPN!
Quando você lê sobre privacidade no PC, quase sempre vê especialistas recomendando a assinatura de uma VPN (rede privada virtual).
E, embora seja verdade que VPNs comerciais realmente forneçam um nível profundo de privacidade pessoal, o fato é que a maioria das pessoas que apenas navega casualmente na internet não precisa necessariamente de uma.
Existem dois motivos principais para isso: primeiro, a maioria das pessoas não realiza atividades que justifiquem o uso de uma VPN. Segundo, os sites hoje usam muito mais criptografia do que antigamente, oferecendo um nível satisfatório de segurança e privacidade.
Dito isso, existem circunstâncias em que o uso de uma VPN faz sentido. Aqui estão quatro exemplos:
1 – Você quer burlar bloqueios geográficos
Você pode usar uma VPN para escapar de restrições que impedem o acesso a conteúdos de certas regiões do mundo.
Um exemplo comum é o streaming de vídeo fora do seu estado ou país. Por exemplo, se você estiver viajando pela Austrália e quiser assistir a um programa do YouTube disponível apenas nos EUA, pode usar uma VPN para que os servidores do YouTube pensem que você está acessando de lá.
2 – Você está usando Wi-Fi público
Os riscos à sua privacidade são altos em redes Wi-Fi públicas. Isso porque elas costumam ser pontos de atuação de cibercriminosos que utilizam softwares e ferramentas sofisticadas para espalhar malware e obter acesso não autorizado a computadores de usuários.
Uma VPN criptografa seus dados e mascara seu endereço IP, protegendo você contra possíveis espionagens por criminosos conectados à mesma rede. Nesse caso, é uma ferramenta indispensável.
3 – Você quer contornar leis de censura governamental
Se você vive ou está viajando por um país com leis rígidas de censura que proíbem o acesso a determinados conteúdos ou que interferem em liberdades pessoais relacionadas a sexo, sexualidade, raça, religião ou liberdade de expressão, também é recomendável usar uma VPN.
Mais uma vez, a VPN criptografa seus dados e oculta seu IP para evitar que suas atividades online e sua identidade sejam monitoradas pelas autoridades. Não é uma garantia absoluta de privacidade, mas é a melhor opção disponível.
4 – Você é funcionário ou estudante tentando evitar restrições da rede de uma organização
É possível usar uma VPN para contornar restrições de rede e acessar algo bloqueado — por exemplo, assistir a vídeos no YouTube na escola ou no trabalho, já que o tráfego é criptografado e roteado por um servidor em outro local.
No entanto, vale destacar que esse tipo de prática é feito por sua conta e risco e pode resultar em medidas disciplinares se você for descoberto.
- Veja também: Deezer afirma que 70% dos streams de músicas geradas por IA em sua plataforma são falsos