Especialistas acreditam que o ETF Bitcoin à vista será lançado até o final de 2023
Especialistas afirmam que as probabilidades estão a favor da aprovação do ETF Bitcoin à vista pela SEC ainda este ano, com uma chance de 75%
Dois analistas da Bloomberg, Eric Balchunas e James Seyffart, anteciparam que existe uma probabilidade de 75% de um ETF de Bitcoin ser lançado nos Estados Unidos até o final de 2023. Isso segue a vitória da Grayscale sobre a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Embora a SEC tenha aprovado ETFs Bitcoin que são baseados em futuros, até o momento, nenhum pedido de ETF de Bitcoin com base no ativo à vista recebeu aprovação.
O ETF de Bitcoin à vista está logo ali?
Os analistas da Bloomberg, Eric Balchunas e James Seyffart, revisaram sua previsão sobre a introdução de um ETF Bitcoin nos EUA. Eles agora estimam que há 75% de chance de um ETF BTC à vista ser lançado em 2023, e eles também consideram muito provável que esse produto seja lançado até o final de 2024.
Embora tenhamos considerado a vitória da Grayscale em nossas probabilidades anteriores de 65%, a unanimidade e a determinação da decisão foram além das expectativas e deixam a SEC com muito pouca margem de manobra.
Após a vitória da Grayscale sobre a SEC, Balchunas e Seyffart demonstraram otimismo. A decisão do Tribunal de Apelações dos EUA reverteu a negação da SEC ao pedido da Grayscale para transformar seu GBTC em um ETF.
Em outubro de 2021, a Grayscale solicitou à SEC a conversão do GBTC em um ETF Bitcoin à vista. No entanto, a agência negou o pedido devido à falta de informações suficientes sobre como a empresa garantiria a prevenção de fraudes e manipulação de mercado.
Após a rejeição, a Grayscale processou a SEC, alegando discriminação por aprovar ETFs futuros de Bitcoin e recusar ETFs BTC à vista. O tribunal considerou a negação da SEC ao pedido da Grayscale como “arbitrária e caprichosa”.
Especialistas esperam que a SEC adie a decisão do ETF Bitcoin à vista
Apesar de não garantir a aprovação do pedido da Grayscale, a decisão tem gerado otimismo sobre a possibilidade de um ETF Bitcoin à vista ser aprovado em breve pela SEC. Vários pedidos, incluindo aqueles da Bitwise, BlackRock, WisdomTree, Invesco e VanECK, estão aguardando a decisão da SEC no início de setembro.
A Bloomberg Intelligence previa anteriormente um possível lançamento do ETF Bitcoin à vista antes de 4 de setembro. No entanto, Balchunas observa que a recente decisão judicial poderia causar atrasos na decisão da SEC, mas destaca que a aprovação ainda é iminente.
A derrota legal da SEC foi acompanhada por uma perda de reputação pública, amplamente divulgada por grandes meios de comunicação. Balchunas apontou que essa combinação de derrota jurídica e impacto na imagem pública poderia tornar difícil para a SEC manter a recusa do pedido, de acordo com os especialistas em ETF.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future