Especialistas especulam sobre a dimensão do banimento de criptomoedas na Índia
Documentos oficiais indicam que criptomoedas privadas, ou seja, não emitidas pelo governo indiano, podem ser proibidas.
O governo da Índia, conforme noticiado anteriormente, apresentou projeto de lei a respeito do banimento de ativos digitais não emitidos pelo Estado. A pauta não parece muito clara, segundo especialistas.
Ao longo desta semana, oficiais do governo anunciaram o projeto de regulamentação de ativos digitais privados. Além do embargo criado às criptomoedas, o governo inseriu no texto uma proposta de criação de moeda digital estatal.
Contudo, parece haver muitas dúvidas com relação ao que constitui uma criptomoeda privada. Alguns especialistas acreditam que moedas “privadas” poderia ter relação com ativos cujas transações não são rastreáveis, como Zcash e Monero.
Muita confusão
Em entrevista ao canal Times Now, Naimish Sanghvi, criador do portal de notícias Coin Crunch India, disse que o conceito de moedas privadas pode estar relacionado a todos os criptoativos não emitidos e regulados pelo governo:
“Seguindo esta lógica(…), qualquer (criptomoeda) emitida pelo governo seria pública e qualquer outra emitida por terceiros seria privada.”
Segundo relatório emitido em 2019, já era esperado que todas as criptomoedas, exceto as emitidas pelo governo, sejam banidas da Índia.
Mas Rohit Kundliwal, gerente de marketing da exchange WazirX, tem uma visão diferente a respeito da pauta. Kundliwal postou, em seu LinkedIn, que as criptomoedas não podem ser banidas – apenas regulamentadas:
“Muitas notícias estão se espalhando a respeito da Lei das Criptomoedas, bem como do “banimento” de todas as criptomoedas “privadas”. Peço às pessoas que não se juntem ao FUD e não tomem decisões com base no medo.”
Além disso, informou que políticos proeminentes no cenário indiano garantiram que não haverá um banimento definitivo das criptomoedas.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.