Especulação financeira no mercado cripto
A vertente da especulação no mercado cripto
A especulação financeira é uma vertente do mercado financeiro em si, destinada a trâmites e transações. Sobretudo, o mercado financeiro é amplo, possuindo várias ramificações e uma delas é o mercado cripto.
O termo “especulação financeira” em si, significa instigar o mercado alvo com a intenção de lucrar com seus resultados futuros. Os lucros podem ser provenientes de resultados positivos ou negativos para o ativo, a especulação tem um caráter de risco.
Outro fator crítico existente na especulação é o risco de perder o que tem, com facilidade maior que os investimentos.
O que é Especulação Financeira?
Uma prática comum da especulação financeira é a análise do cenário em que o ativo se encontra para então realizar uma predição futura do próprio, onde se retorna algum lucro para o especulador, logo existe um risco muito maior do que um investimento.
A diferença entre especulação e investimento está no fato do investidor não ter interesse no retorno rápido do ativo. Normalmente ele preza pela valorização do bem para então fazê-lo render de maneira segura.
Em 1929, o EUA passou por uma crise financeira que levou o país ao extremo. Uma das soluções recorridas foi a utilização de reservas bancárias no mercado do dólar para um retorno rápido. Porém o dólar estava fragilizado, levando esse plano e os que apostaram nele para a ruína. Este episódio negativo da história manchou o especulação, fazendo com que alguns a enxergassem como algo ruim.
A especulação também está enraizada nos ativos imobiliários. De certa forma, as incorporadoras são agentes de especulação, pois compram ativos direto de construtoras e os vendem rapidamente, no caso, compram e revendem o ágil deles sob o risco baixo.
O conceito para o mercado cripto é o mesmo, a pessoa compra uma fração que seja de alguma criptomoeda e realiza predições como moeda de pagamento o próprio ativo que adquiriu.
A especulação do mercado cripto
Sendo a tradução literal da expressão em inglês “Crypto market”, este é uma vertente do mercado financeiro que trabalha as moedas criptografadas. O tão famoso Bitcoin é a moeda líder de mercado enquanto outras moedas como o Ethereum, Litecoin e Ripple são conhecidas por altcoins.
Por mais que o mercado de moedas mundiais e de ações empresariais ainda permaneçam como os que mais movimentam dinheiro do mercado financeiro, o cripto mercado vem se mostrando extremamente promissor a cada dia que se passa.
A compra e venda de moedas virtuais já movimentam a economia mundial em mais de um bilhão de dólares quando se somam as transações de grandes plataformas como a Binance até plataformas menores, porém de sucesso como a BitMax.
Mas como investir em algo que não conheço e que muitas das vezes parece ser tão complexo e volátil? A resposta para esta pergunta é simples, basta começar com a especulação do mercado cripto, atuando como um trader.
O investidor é aquele que compra a criptomoeda e a guarda, esperando que ela atinja um valor razoável para então revendê-la. Normalmente compram quando a moeda está em baixa e revendem quando ela fica em alta.
Já o trader opera nas cotações de criptomoedas em instantes momentâneos. Devendo realizar um jogo de estudo e análise de como o mercado estará em determinado tempo, para então, fazer a sua predição. Caso esteja certo ele já recebe o seu retorno, caso contrário, a oneração é feita no mesmo momento.
Ferramentas da especulação
Diversas plataformas digitais são utilizadas para realizar operações como trader. Alguns ambientes são simplificados, permitindo predições de baixo valor, como operações de um dólar, ou frações de Bitcoin por exemplo. Iniciantes em especulação buscam justamente este nicho para começarem.
Existem plataformas que permite a injeção de pequenas quantias na realização das predições do mercado de criptomoedas. Os investidores compram e vendem seus ativos enquanto os operadores injetam transações menores.
Com uma boa dose de empenho e dedicação é possível entender a forma com que o mercado de criptomoedas funciona e então utilizar a especulação como porta de entrada para este meio.