Estado Islâmico testa NFTs para recrutamento e financiamento de tropas
Organização terrorista publicou vários NFTs para angariar seguidores; iniciativa preocupa especialistas em segurança
Mais uma bomba
Um simpatizante do Estado Islâmico, famoso grupo terrorista fundamentalista, postou uma série de tokens não fungíveis NFTs em apoio à causa. Por meio dos conteúdos digitais, a organização busca angariar novos seguidores e obter financiamentos. As informações são do Wall Street Journal.
O primeiro conteúdo, intitulado IS-NEWS #01, comenta a respeito de um ataque feito em abril deste ano. Um veículo talibã foi alvejado, deixando quatro feridos.
Confira o texto presente no NFT (em inglês e árabe):
“Pela graça de Alá, o Todo-Poderoso, os soldados do Califado detonaram um explosivo em um veículo da milícia apóstata talibã, causando danos e ferindo 4 pessoas – louvado seja Alá.”
- Veja também: Americana é condenada a 13 anos de prisão por usar criptomoedas para financiar o Estado Islâmico
Segundo o portal Gandhara, quatro pessoas teriam sido mortas durante o atentado e uma teria ficado ferida. As informações ainda não foram confirmadas.
“Questão de tempo”
Yaya Fanusie, ex-analista econômico e de contraterrorismo da CIA, disse que o aparecimento de postagens NFT era apenas “questão de tempo”.
Os produtos digitais estavam presentes na OpenSea, maior plataforma comercial de tokens não fungíveis do mundo. Apesar de os NFTs terem sido removidos, eles podem ser encontrados em outros marketplaces.
O segundo conteúdo mostra um membro do Estado Islâmico ensinando a preparar explosivos. É possível observar um rifle de assalto no fundo da imagem.
O terceiro desencoraja o uso de cigarros; em vez disso, sugere a utilização do miswak – um produto natural para a higienização bucal. De acordo com as regras da organização criminosa, fumar é crime passível de multa e chibatadas.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.