Fórum Econômico Mundial: blockchain pode ajudar a combater diversos problemas ambientais

O blockchain na preservação do meio ambiente

Nova pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) identificou mais de 65 formas através das quais a tecnologia blockchain pode ser utilizada para lidar com alguns dos mais urgentes desafios ambientais enfrentados pelo planeta.

Leia mais: Elon Musk pede ajuda do criador da Dogecoin para combater os scambots do Twitter

O estudo, conduzido em parceria com a gigante do ramo de auditoria, PwC, e publicado no Global Climate Action Summit na semana passada, examina como as novas plataformas internacionais podem incubar ecossistemas responsáveis de blockchain.

Tais redes podem variar de gestão descentralizada de recursos naturais, como água e energia, até criar cadeias logísticas que promovem uma sustentabilidade maior. Elas podem também fornecer novos mecanismos de financiamento para as grandes quantias de dinheiro requeridas para desenvolver um crescimento econômico sustentável, acrescentou o documento.

Projetos envolvendo blockchain já estão lidando com problemas ambientais, como a sustentabilidade dos cardumes de atum, ao rastrear os peixes desde a origem até sua venda, ou explorando formas de reduzir emissões de gás e impulsionar os projetos envolvendo energia solar através de trocas distribuídas.

“Transparência é vital para influenciar as decisões dos clientes, atualizar práticas logísticas e desencadear novos arranjos de governança. Smart contracts viabilizados por blockchain podem, por exemplo, ser utilizados para apoiar arranjos inovadores que dão direitos específicos para comunidades ou pescadores,” declara o documento.

Webitcoin: Fórum Econômico Mundial: blockchain pode ajudar a combater diversos problemas ambientais

A pesquisa trata de áreas que a tecnologia blockchain pode impactar positivamente em seis seções: mudanças climáticas, biodiversidade e conservação, segurança da água, ar limpo, clima e resiliência a desastres – cada uma dividida em áreas mais precisas que podem ser tratadas.

Leia mais: Teste de Estratégia de Trade: 4 operações com 100% de acerto!

O relatório argumenta que tais oportunidades estão sendo amplamente ignoradas por desenvolvedores, investidores e governos, embora representem uma oportunidade de liberar e monetizar valores que atualmente estão atrelados aos sistemas ambientais.

Embora os casos de uso disruptivos do blockchain sejam o foco principal de empresas e investidores, Celine Herweijer, parceira da PwC no Reino Unido, afirmou:

“Há uma oportunidade para que novas ideias floresçam nessa tecnologia nascente, ajudando a criar grandes ganhos para o nosso ambiente. Desde cadeias logísticas transparentes e confiáveis, até o incentivo de consumo e produção sustentáveis, ou apoiando uma muito necessitada transição para sistemas de energia, água e mobilidade com baixa emissão de carbono.”

O blockchain tem potencial, sugere o relatório, para ajudar na transição para soluções mais limpas e amigáveis ao meio ambiente, bem como libertar o “capital natural” e empoderar comunidades.

Fonte: CoinDesk