Estudo: cobertura da mídia sobre criptomoedas atinge picos durante quedas do mercado

A mídia mainstream até curte cobrir as criptomoedas…

Um estudo recente da companhia de pesquisa em blockchain Clovr descobriu que a cobertura sobre criptomoedas pela mídia mainstream teve um pico durante a queda do mercado. A análise rastreou a relação entre a cobertura dos valores das criptos durante os últimos cinco anos e os sentimentos dos materiais publicados.

Webitcoin: Estudo: cobertura da mídia sobre criptomoedas atinge picos durante quedas do mercado

Durante a pesquisa, a Clovr pesquisou 48 veículos de notícia internacionais, buscando artigos cobrindo criptomoedas desde 1 de janeiro até 31 de julho de 2018. Todos os artigos foram analisados utilizando as ferramentas Valence Aware Dictionary and Sentiment Reasoner (VADER) e a biblioteca em Python, Natural Language Toolkit (NLTK). A análise incluiu o texto completo de 7527 artigos de notícias online.

Nas últimas semanas de 2017, a cobertura da mídia atingiu um pico após uma queda das criptomoedas, atribuída a uma confluência de fatores como forte performance das altcoins, e os holders de Bitcoin vendendo suas posses para pagar pelas compras de Natal. A mesma tendência seguiu em maio e junho de 2018, quando quedas nos valores das criptos foram seguidas de um aumento temporário nos artigos. O estudo apresenta ainda:

“Em 2016, artigos positivos excederam os negativos, em termos de volume e intensidade. Conforme a cobertura aumentou em meados de 2017, entretanto, artigos expressando sentimentos negativos se tornaram mais comuns. Essa tendência foi alimentada em parte pelos prognósticos de pessoas como Warren Buffet e Mark Cuban, que falaram coisas sobre bolha.”

Webitcoin: Estudo: cobertura da mídia sobre criptomoedas atinge picos durante quedas do mercado

Em relação aos sites de notícia que cobriram criptomoedas no geral, a Clovr ressaltou Forbes e Business Insider, onde um combinado de 1355 artigos destes dois veículos foram mais positivos do que o sentimento mediano do mercado, enquanto apenas 413 de seus artigos foram para o lado negativo.

A CNBC publicou quase mil artigos relacionados às criptos durante o período analisado, com 52,9% sendo positivos e 47% sendo negativos. Ao mesmo tempo, o site de extrema direita dos EUA Breitbart News, juntamente com o site de esquerda Raw Story cumulativamente publicaram 91 artigos negativos, e apenas um positivo. O sentimento médio de Reuters, USA Today e Gizmodo declinou substancialmente com o passar do tempo.

Conforme anteriormente relatado, o uso do BTC em pagamentos comercial sofreu uma redução significativa este ano, de acordo com um estudo da Chainalysis. Embora a Chainalysis reconheça uma crescente estabilidade do BTC, o valor dos pagamentos em Bitcoin escorregou de US$427 milhões em dezembro do ano passado para US$96 milhões em setembro deste ano.

Fonte: The Cointelegraph