Estudo de universidade da Irlanda pede que o governo promova o blockchain no país

Os autores de um estudo da Universidade Nacional da Irlanda (NUI) defenderam a adoção de blockchain no país, pedindo que o governo promova a tecnologia de forma mais ampla no âmbito nacional, informou o The Irish Times ontem.

Leia mais: Nvidia faturou US$289 milhões através de mineração de criptomoedas no primeiro trimestre

O estudo propõe recomendações para aumentar o conhecimento sobre blockchain e sua adoção, o que pode ter um impacto positivo no crescimento econômico, além de estabelecer uma base sobre como o governo e organizações irlandesas lidam com seus negócios.

Trevor Clohessy, que conduziu a pesquisa, pediu que o governo agisse para promover o blockchain na Irlanda através do desenvolvimento de uma iniciativa nacional:

“Além dos negócios, outros usos benéficos desta tecnologia seriam nas máquinas de voto, para evitar fraudes eleitorais, e potencialmente desenvolver um sistema de identificação fronteiriço, que poderia fornecer uma solução para os atuais desafios envolvendo a saída do Reino Unido da União Europeia.”

Leia mais: “É quase irresponsável não investir em Bitcoin”, afirma o bilionário Michael Novogratz

PORTADA

O estudo, intitulado “The adoption of Blockchain in Ireland: Examining the influence of organisational factors” (em tradução livre, A Adoção do Blockchain na Irlanda: Examinando a influência de fatores organizacionais), foi conduzido pela NUI em parceria com a Associação de Blockchain da Irlanda. O estudo examina fatores que influenciam companhias irlandesas em suas decisões para adotar blockchain. As descobertas principais mostram que apenas 40% das empresas da Irlanda adotaram a tecnologia, o que é uma proporção baixa segundo os pesquisadores.

O estudo descobriu que os principais fatores afetando a adoção do blockchain envolvem o suporte do setor administrativo, preparo organizacional, incerteza legislativa, falta de casos de negócios e especialização local.

A Irlanda é o décimo terceiro país no índice de inovação do Bloomberg de 2018, com uma pontuação alta em produtividade e valor agregado à produção, avançando com sua infraestrutura de TI. Nos últimos anos, a Irlanda se tornou um lugar ideal para negócios do ramo fintech e empresas relacionadas a blockchain, ostentando uma baixa taxa corporativa de 12,5%.

Em um estudo similar sobre executivos financeiros em escala global, a Fundação de Pesquisa de Executivos Financeiros descobriu que 30% dos executivos financeiros planejam investir recursos em blockchain dentro do próximo ano.

No mês passado, o provedor de serviços financeiros Mastercard anunciou que contratará uma ampla gama de profissionais como engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança da informação e especialistas em blockchain de Dublin, para aumentar a inovação no setor de pagamentos.

Leia mais: Facebook está estudando os benefícios de lançar sua própria criptomoeda

Fonte: The Cointelegraph