Estudo indica: grupos organizados de traders manipularam o mercado e lucraram US$825 milhões em 2018
A manipulação do valor das criptomoedas é amplamente conduzida por grupos organizados de traders, por meio de serviços como o Telegram, relatou o Wall Street Journal em um estudo publicado no dia 5 de agosto.
Revelando os resultados da pesquisa sobre o mercado de criptomoedas, o WSJ sugeriu que traders inflaram e colapsaram os valores de diversas criptomoedas este ano, por meio de esquemas coordenados de pump and dump.
Como resultado, o estudo revela, estes grupos estão gerando centenas de milhões de dólares em receita, enquanto outros são abatidos pelas perdas quando os membros destes esquemas decidem iniciar o sell off de um ativo específico.
Apenas no primeiro semestre de 2018, grupos de trade geraram US$825 milhões em receita.
O WSJ observou esquemas de trading em 121 moedas diferentes, declarando que:
“Existem muitos outros grupos deste tipo, potencialmente acrescentando milhões ou dezenas de milhões ao saldo advindo desta atividade.”
O veículo de notícias ainda acrescentou:
“Estes grupos operam em salas de chat privadas, acessadas apenas por meio de convite, geralmente supervisionadas por um moderador anônimo.”
Como um exemplo comportamental de um grupo de traders, o WSJ apontou a Cloakcoin, uma altcoin antiga que passou por diversos pumps este ano.
Leia mais: Pesquisadores do ramo de blockchain constroem uma exchange de eletricidade
Um crescimento súbito ocorreu em 1 de julho na Binance, como resultado das ações de um grupo chamado Big Pump Signal, alegou o WSJ. A pesquisa descreveu:
“O valor da Cloakcoin passou por uma valorização estratosférica na Binance pouco após o Big Pump Signal enviar uma mensagem no Telegram para seus seguidores, pedindo que eles comprassem a moeda. Os valores dos pares da Binance mais negociados com o Bitcoin praticamente não se mexeram durante o pump da Cloakcoin.”
As descobertas acrescentam uma outra dimensão nas teorias de manipulação de mercado, que circundaram o mercado das criptomoedas nos últimos meses.
Em relação ao Bitcoin, diversas fontes alegaram fatores como a liquidação da Mt. Gox e grandes holders como principais causas das variações de valor desde as marcas altas vistas em dezembro de 2017. Entretanto, outros afirmam que tais acontecimentos não influenciaram o mercado.
Leia mais: Credores da Mt. Gox revisam plano de pagamento para serem restituídos em BTC e BCH
Fonte: The Cointelegraph