Estudo revela: investidores e especuladores de Bitcoin mantiveram suas posições no último trimestre
HOLD THE DOOR! Participantes do mercado seguram suas posses em Bitcoin
Investidores e especuladores de Bitcoin mantiveram suas posições durante o último trimestre, enquanto os mercados parecem ter se tornado mais estáveis no geral, segundo um novo estudo publicado pela Chainalysis ontem.
Os dados apresentados no relatório foram compilados utilizando o conceito padrão de dinheiro circulante. Especificamente, os analistas categorizaram as moedas das mais líquidas (moedas utilizadas para especulação e transações) para as menos líquidas (moedas mantidas para investimento), além das moedas perdidas ou que ainda não foram mineradas, subsequentemente categorizando o suprimento monetário em dinheiro circulante.
Segundo o estudo, o dinheiro circulante ficou “extremamente estável” durante o último trimestre, mostrando que a quantidade de BTC mantida para especulação estava estável de maio até agosto, totalizando cerca de 22% dos BTC disponíveis. A quantidade de BTC mantida para investimentos também mostrou estabilidade durante o mesmo período, ficando em torno de 30%.
A Chainalysis sugere que este é um sinal de que o mercado se tornou menos suscetível às ondas de hype, tendo construído uma tolerância ao fluxo de notícias que, segundo o relatório, não mais empurram os valores do BTC para cima ou para baixo.
“Em vez disso, o mercado parece ter recalibrado após a entrada de tantos novos participantes, com diferentes crenças e expectativas em relação àqueles que guardavam Bitcoin antes de 2017,” o estudo completa.
Investidores e especuladores de longa data mantiveram suas posições durante o último trimestre, o que significa que apenas uma mudança fundamental, como regulamentações restritivas ou melhorias tecnológicas, poderiam causar uma reação do mercado.
Leia mais: XRP apaga 40% de seus ganhos, enquanto outras grandes criptos caem
Além destas descobertas, a Chainalysis ressaltou que o BTC manteve o crescimento da sua base de usuários desde o fim de 2017, sugerindo que o primeiro desafio da adoção, que é fazer com que as criptos cheguem às mãos das pessoas, está sendo superado.
Em junho, a Chainalysis publicou um estudo que mostrou uma mudança ocorrida com os “hodlers” de BTC, tendo estes se transformado em especuladores durante os seis primeiros meses do ano. Desde dezembro de 2017, a quantidade de BTC mantida por traders diários aumentou para 5,1 milhões de BTC, quase igualando a quantidade mantida por investidores a longo prazo — aqueles que mantêm a cripto por mais de um ano — que é de 6 milhões de BTC.
Fonte: The Cointelegraph