Se o ETF de Bitcoin for aprovado, a demanda por participação em ETFs de cripto pode subir para em 99%

ETF

O mercado global de ETFs é dominado pelo continente americano e essa participação pode se expandir para 99,5% caso os EUA aprovem o ETF de Bitcoin à vista

A América do Norte poderá ampliar sua participação global no mercado de ETFs de criptomoedas com a aprovação dos ETFs de Bitcoin nos EUA. A SEC adiou o pedido da Ark Invest para um ETF de Bitcoin, exigindo novos comentários por escrito sobre a aplicação. Isso era esperado e pode impactar o desenvolvimento dos ETFs de cripto na região.

A comissão questiona a adequação do Bitcoin como ativo subjacente de um ETF e sua vulnerabilidade à manipulação de preços. O ETF proposto pela ARK Invest e 21Shares, chamado Ark Invest spot ETF, ofereceria aos investidores exposição indireta ao Bitcoin, a principal criptomoeda.

Este recente revés levantou questões sobre o destino das aplicações spot Bitcoin ETF de outras empresas de gestão de ativos, incluindo Blackrock, Valkyrie, WisdomTree, dentre outros.

A participação da América do Norte no volume global de negociação de ETF deve atingir 99,5%?

Se os aplicativos de ETF de Bitcoin à vista forem aprovados pela SEC, o analista da Bloomberg, Eric Balchunas, prevê que a participação da América do Norte nos volumes de negociação de ETFs de criptomoedas pode chegar a 99,5%.

Atualmente, a América do Norte representa 97,67% do volume global de negociação de ETFs de criptomoedas, como mencionado em um post de Eric Balchunas. Ele observou que se os ETFs à vista forem lançados nos EUA, essa participação provavelmente aumentará para 99,5%.

O analista da Bloomberg destacou que a maioria dos ETFs de ações com melhor desempenho em 2023 está ligada às criptomoedas. O Valkyrie Bitcoin Miners ETF ($WGMI) lidera a lista, com um retorno acumulado de 227% no ano. Esse fundo ativamente gerenciado investe em empresas públicas da indústria de mineração de Bitcoin, incluindo Riot, Bitdeer e Cipher Mining. O bom desempenho das ações dessas empresas de mineração tem impulsionado o sucesso de produtos de investimento como o $WGMI.

Processo pendente da Grayscale será fundamental para a aprovação do ETF Bitcoin

No ano passado, a Grayscale Investments entrou com um processo contra a SEC após a rejeição de seu pedido para transformar seu principal produto, o GBTC, em um ETF de Bitcoin. Nathan Geraci, presidente da ETF Store, sugere que o desfecho deste processo pode ser crucial na competição pelos fundos negociados em bolsa de Bitcoin. Ele também fez comentários sobre o atraso no ETF da Ark Invest.

Tudo se resume ao resultado do processo Grayscale e à visão da SEC sobre a pergunta nº 4 aqui (referindo-se ao quarto assunto sobre o qual a comissão está buscando comentários).

No início de março, a Grayscale contestou a SEC, questionando a lógica de permitir ETFs futuros de Bitcoin enquanto rejeitava fundos semelhantes de Bitcoin à vista. Em julho, a equipe jurídica da Grayscale enviou uma carta instando a SEC a aprovar os oito pedidos de ETF de Bitcoin à vista.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future