ETF Bitcoin: desempenho decepcionante desde o lançamento

O BITO, que é o primeiro ETF Bitcoin aprovado nos EUA, não teve um desempenho muito bom até o momento

ETF Bitcoin: desempenho decepcionante desde o lançamento

Na verdade, ele estreou nos mercados em meados de outubro de 2021 a um preço em torno de US $ 41, mas agora caiu para menos de US $ 30, uma perda de 27%.

No mesmo período, o preço do BTC caiu de US $ 63.000 para US $ 47.000, uma perda de 25%.

Em outras palavras, o preço do BITO perdeu mais do que o preço do Bitcoin desde seu lançamento.

Isso aconteceu apesar dos máximos recordes dos primeiros dias em que foi negociado, ou seja, dias em que seu preço subiu de US $ 41 para quase US $ 44, atingido em 10 de novembro, mesmo dia da maior alta de todos os tempos do Bitcoin.

Assim, por um lado, o BITO parece replicar muito bem a tendência do preço do BTC, embora tenha um desempenho ligeiramente inferior.

Vale ressaltar que não se trata de um ETF bitcoin baseado em BTC real, mas em contratos de Futuros que replicam o preço do BTC.

Em contraste, o Canadian ETF Bitcoin Spot (BTCC.B) lançado na bolsa de Toronto teve um desempenho muito melhor. No mesmo período, seu preço caiu de US $ 11,6 para US $ 8,9, uma perda de menos de 24%.

Em outras palavras, o US Bitcoin Futures ETF teve desempenho pior do que o mesmo preço do Bitcoin, enquanto o canadense ETF, apoiado diretamente pelo BTC, teve desempenho melhor do que o preço do Bitcoin.

Esta diferença sugere que se um ETF garantido diretamente no Spot BTC for aprovado nos EUA, ele poderia ter um desempenho melhor do que o tipo de “híbrido” atualmente negociado nas bolsas dos EUA, que não é baseado em Bitcoin real, mas em contratos futuros que replicam seu preço.

O caso Grayscale Bitcoin Trust

Na realidade, porém, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que não é um ETF Bitcoin, também teve um desempenho ruim.

Em 19 de outubro, seu preço caiu de cerca de US $ 48 para os atuais US $ 35, uma perda de 27% semelhante à do BITO.

O GBTC é garantido no BTC físico, assim como o BTCC.B, portanto, a diferença de desempenho entre o último e o BITO pode não ser devido ao subjacente. O que o GBTC e o BITO têm em comum é que são negociados nos mercados dos Estados Unidos, enquanto o BTCC.B é negociado na bolsa de Toronto.

Diante disso, é possível especular que talvez a eventual aprovação de um ETF Spot BTC também nos EUA possa não ter a capacidade de elevar o preço do Bitcoin, e que os mercados financeiros dos EUA parecem se comportar de forma anômala em comparação com por exemplo, os canadenses.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8