ETF Futuros de Bitcoin pode violar os limites estabelecidos pela TradFi

A popularidade sem precedentes do BITO pode levar a Securities and Exchange Commission (SEC) a acelerar a aprovação de fundos que detêm Bitcoin diretamente?

O primeiro fundo negociado na bolsa de ETF Futuro de Bitcoin (BTC) dos EUA está rapidamente chegando perto de quebrar o limite do número de contratos futuros que pode manter, informou a Bloomberg .

Poucos dias após o lançamento, o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO) já possui cerca de 1.900 contratos para outubro, e a Chicago Mercantile Exchange (CME) limita o número de contratos do primeiro mês a 2.000.

Volume de negociação recorde

Após dois dias de negociações, o fundo já tinha mais de US $ 1 bilhão sob gestão, conforme o relatório.

O ETF Futuro de Bitcoin acumulou 1.400 contratos para o mês de novembro, com isto evitará a violação do limite estipulado, mas a julgar pelo volume inicial sem precedentes, o BITO poderia em breve atingir a posição total máxima de 5.000 contratos.

O lançamento de produtos concorrentes, como Valkyrie’s e VanEck’s Bitcoin Strategy ETFs, poderia aliviar a demanda por BITO.

Uma solução para evitar atingir o limite seria a BITO distribuir suas participações em contratos de prazo mais longo, mas isso representa um risco de distanciar ainda mais o fundo do desempenho do Bitcoin.

Conforme disse o presidente da empresa de consultoria The ETF Store, Nate Geraci:

O resultado final é que o ETF começará a assumir um erro de rastreamento potencialmente significativo em relação ao preço à vista do Bitcoin.

Continuou:

O ETF é forçado a obter exposição ao preço do Bitcoin a preços cada vez mais altos à medida que avança na curva de futuros.

Bitcoin ETFs baseados em spot para o resgate

“O volume inicial sem precedentes no BITO faz com que seja como uma bola de neve rolando colina abaixo, à medida que liquidez e ativos geram mais liquidez e ativos”, de acordo com Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg Intelligence, que comentou para o relatório.

Os novos terão alguns pontos de venda como segurar apenas o primeiro mês ou serem mais baratos e isso vai ajudar, mas é quase impossível agregar volume no curto ou médio prazo”, acrescentou, argumentando que o ímpeto por trás do fundo do ProShares será difícil de parar.

De acordo com Balchunas, o sucesso do BITO é “a questão clara da capacidade potencial dos futuros“ pode levar a SEC a acelerar a aprovação de ETFs à vista de Bitcoin .

“Isso certamente ajudaria a desacelerar o BITO e fornecer uma válvula de escape para a demanda futura”, acrescentou ele para o relatório.

Fonte: CryptoSlate

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_