ETFs de Ethereum spot aumentam volumes de negociação para $14,8 bilhões, o mais alto desde maio

Copia de Contra Capa 4 6

A CoinShares também revelou que o total de ativos sob gestão ultrapassou $99 bilhões.

O lançamento dos ETFs de Ethereum spot nos Estados Unidos resultou em alguns dos maiores influxos desde dezembro de 2020 na última semana. De acordo com a CoinShares, os novos fundos lançados atraíram $2,2 bilhões na semana passada.

Desde então, o volume de negociação dos ETPs de Ethereum também aumentou 542%. No entanto, os influxos foram prejudicados pelo já existente fundo Ethereum da Grayscale, de $1,5 bilhão, resultando em um fluxo líquido de saída de $285 milhões para o ETH na semana.

Isso reflete a situação observada com os fluxos de saída do fundo Bitcoin durante os lançamentos de ETFs em janeiro de 2024.

ETFs de Ethereum impulsionam a atividade do mercado

De acordo com a última edição do “Relatório Semanal de Fluxos de Fundos de Ativos Digitais,” os lançamentos de ETFs de Ethereum impulsionaram o volume de negociação de produtos de investimento em ativos digitais para $14,8 bilhões, o mais alto desde maio. Ampliando a perspectiva, os influxos totais, no entanto, permaneceram modestos, com $245 milhões.

O recente aumento de preço empurrou ainda mais o total de ativos sob gestão (AuM) para $99,1 bilhões, com influxos acumulados no ano (YTD) atingindo a marca de $20,5 bilhões.

O Bitcoin também experimentou fortes influxos de $519 milhões na última semana, aumentando seus influxos acumulados no mês para $3,6 bilhões e seus influxos acumulados no ano para um recorde de $19 bilhões. A CoinShares atribuiu a renovada confiança dos investidores às declarações eleitorais dos EUA sobre o Bitcoin possivelmente sendo um ativo de reserva estratégica e à maior probabilidade de um corte na taxa do FED em setembro de 2024.

Durante o mesmo período, produtos de investimento em Bitcoin short viram modestos influxos de $0,3 milhões. Este aumento relativamente pequeno contrasta fortemente com os influxos semanais para o Bitcoin, indicando que, enquanto alguns investidores estão se protegendo contra possíveis quedas, o sentimento geral permanece otimista.

Altcoins, como Cardano, Litecoin e XRP, registraram influxos semanais de $1,2 milhão, $0,6 milhão e $0,5 milhão, respectivamente. Chainlink também viu $0,3 milhão em influxos para a semana. No entanto, Solana registrou $2,7 milhões em fluxos de saída.

Alemanha lidera o gráfico de fluxos de saída

Regionalmente, os EUA viram os maiores influxos, totalizando $272 milhões, seguidos pela Suíça com $40,6 milhões. Canadá e Austrália também registraram influxos moderados de $2,5 milhões e $1,7 milhão, respectivamente.

Ao mesmo tempo, a Alemanha teve os maiores fluxos de saída com $59,6 milhões. Brasil, Hong Kong e Suécia seguiram o exemplo com $5,6 milhões, $3,5 milhões e $2,6 milhões em fluxos de saída semanais.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.