ETFs de XRP, SOL e DOGE estão entre 72 propostas aguardando aprovação da SEC neste ano

A SEC está prestes a revisar 72 ETFs de criptomoedas, incluindo os que acompanham SOL, XRP e DOGE.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está se preparando para lidar com uma enxurrada significativa de pedidos de fundos de índice (ETFs) relacionados a criptomoedas.
Atualmente, 72 dessas propostas aguardam aprovação, variando desde fundos que acompanham ativos consolidados como Solana (SOL) e Dogecoin (DOGE) até opções mais especulativas ligadas a meme coins e tokens como Bonk (BONK), Official Trump (TRUMP) e até mesmo o Official Melania (MELANIA).
ETFs cripto sob nova liderança
Segundo o analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, 2025 promete ser um ano “selvagem” tanto para investidores quanto para gestores de ativos ligados ao setor cripto.
A novidade surge com a posse de Paul Atkins como o 34º presidente da SEC, duas semanas após sua confirmação pelo Senado dos EUA. Em seu papel anterior no órgão regulador, Atkins era conhecido por defender a desregulamentação, mas o mercado cripto em rápida expansão exigirá que ele tome decisões difíceis — especialmente sobre quais ativos digitais podem ser classificados como commodities.
Essas decisões terão impacto significativo sobre se determinadas criptomoedas poderão ser negociadas como fundos lastreados em commodities, à semelhança do ouro e de outros ativos tradicionais.
No ano passado, sob a liderança do ex-presidente da SEC, Gary Gensler, a comissão aprovou ETFs à vista de Bitcoin e Ethereum. Essa decisão abriu precedente para que outros ativos digitais buscassem o mesmo tratamento.
Por sua vez, a SEC, então sob o comando interino de Mark Uyeda, declarou em fevereiro que meme coins geralmente não são consideradas valores mobiliários.
Propostas de ETF de XRP se acumulam
Os ETFs de XRP estão entre as 72 propostas atualmente pendentes na SEC. Gestoras de ativos importantes como Grayscale, 21Shares, Bitwise, CoinShares, Canary, WisdomTree e Franklin já apresentaram registros S-1 para lançar esses fundos nos Estados Unidos. Mais de 10 gestoras estão envolvidas nessas iniciativas.
Além disso, diversas bolsas — incluindo a Cboe e a NYSE Arca — também protocolaram junto à SEC solicitações 19b-4 para permitir a negociação de cotas de ETFs de XRP.
Enquanto isso, mercados de apostas como o Polymarket estimam atualmente em 70% a chance de um ETF de XRP ser aprovado ainda neste ano.
- Veja também: Strategy acumula 538 mil BTC e “realized cap” bate recorde com mercado em fase de acumulação