ETFs de XRP, SOL e LTC podem estar a caminho em breve, diz analista

Aprovações de ETFs à vista de criptomoedas podem disparar nos próximos meses, com produtos de XRP, SOL e LTC entre os principais candidatos.

Um especialista em ETFs previu um aumento iminente nas aprovações de fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas à vista nos próximos dois meses.

Isso ocorre à medida que o cenário regulatório para esses produtos de investimento se consolida.

As comportas dos ETFs de cripto

Em uma publicação feita em 20 de agosto no X, Nate Geraci, presidente da NovaDius Wealth Management, afirmou que os investidores devem esperar que as “comportas dos ETFs de cripto à vista” se abram nos próximos dois meses. Ele mencionou especificamente que produtos relacionados ao XRP da Ripple, Solana (SOL) e Litecoin (LTC) podem estar entre eles e acrescentou que a decisão sobre a aprovação do staking do ETF de Ethereum à vista pode ser tomada “a qualquer dia”.

Geraci apontou vários fatores que impulsionam o otimismo, incluindo a proximidade da conclusão de um arcabouço regulatório completo para os ETFs de cripto à vista. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) introduziu recentemente um sistema de regras padronizadas para esses produtos, permitindo que as bolsas os listem sem a necessidade de enviar o formulário 19b-4, reduzindo os prazos de aprovação de até 240 dias para aproximadamente 75 dias. O conjunto também inclui regras claras para custódia, staking e prevenção de fraudes.

Ele também destacou o CLARITY Act, atualmente em tramitação no Senado, que busca eliminar a confusão sobre quem tem autoridade para regular os ativos digitais e se eles devem ser classificados como commodities ou valores mobiliários. O analista concluiu enfatizando que o que está por vir no restante de 2025 será “selvagem”.

Enquanto isso, os analistas da Bloomberg, James Seyffart e Eric Balchunas, já haviam elevado suas estimativas de aprovação desses produtos de investimento em altcoins para 95% ainda neste ano.

Atualmente, Bitwise e Canary Capital estão na corrida por um ETF de XRP à vista. Além disso, Canary Capital e Grayscale protocolaram pedidos para LTC, com a SEC reconhecendo o pedido 19b-4 da Canary Capital no início do ano. No caso da SOL, já há registros de pedidos da VanEck, Fidelity e Grayscale, enquanto a REX Shares lançou em julho o REX-Osprey Solana + Staking ETF (SSK).

Movimento da SEC sinaliza avanço

Em outra frente, em uma recente participação no podcast Thinking Crypto, Geraci também destacou a importância da decisão da SEC de aprovar a criação e o resgate “in-kind” para ETFs de Bitcoin à vista. Ele descreveu a medida como um grande avanço para a eficiência operacional, permitindo que os emissores transfiram ativos de cripto diretamente para dentro e para fora dos fundos sem convertê-los em dinheiro.

O especialista disse que essa mudança pode facilitar a gestão de fluxos por empresas como a BlackRock e reduzir atritos no processo de negociação. Ele também apontou o crescente interesse em ETFs baseados em altcoins, citando XRP e SOL como prováveis candidatos para futuros pedidos da gestora.

De modo geral, ele observou que os Estados Unidos estão “se aproximando da linha de chegada” na expansão dos ETFs de cripto, citando o crescente impulso legislativo e a demanda dos investidores.

O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.