Ethereum: gás reduzido à mais de 50% em um mês
No final de Novembro, o gás nas transações Ethereum caiu. Veja os custos em comparação Bitcoin e Ethereum
Tomando como referência, o custo médio por transação expresso em dólares até 1º de dezembro estava acima de US $50, embora também tivesse caído abaixo de US $40, mas apenas temporariamente nos dias anteriores.
Porém, a partir de 2 de dezembro, começou a cair de forma mais ampla e duradoura.
Já em 12 de dezembro, caiu abaixo de US$ 23, enquanto em 26 de dezembro, também caiu abaixo de US $20.
Portanto, de 1º a 26 de dezembro, caiu para mais da metade.
Considerando a média do custo médio de cada transação, em 1º de dezembro estava acima de US $26, enquanto em 19 de dezembro estava abaixo de US $9. Agora custa cerca de US $15.
Observe que os níveis atuais são semelhantes aos de 23 de outubro, apesar de um preço ETH diferente.
Na verdade, em 23 de outubro, o preço da ETH estava acima de US $ 4.000, enquanto agora está abaixo de US $ 3.900. Por outro lado, no dia 1º de dezembro, estava até acima de US $4.700, o que leva a crer que foi o preço que levou os detentores de tokens ETH e ERC-20 a fazer mais transações do que o normal, fazendo o gás crescer.
O que é realmente surpreendente, porém, é o fato de que, há um ano, o custo médio por transação era inferior a US $ 5, enquanto a média era pouco acima de US $ 2.
Bitcoin e Ethereum, custos em comparação
Comparando essas dinâmicas com, por exemplo, aquelas do Bitcoin, descobrimos que o custo médio por transação no BTC caiu ao longo de 2021, caindo de US $8 para US $2, com a média caindo de US $4 para US $1 ou menos.
Em outras palavras, se há 12 meses o custo das transações na blockchain Ethereum era comparável ao das transações no Bitcoin, agora é dez vezes maior, embora no mês passado tenha diminuído.
Além do maior volume de transações causado por um valor maior de tokens, dois outros fatores estão impactando.
A primeira é que mais e mais transações BTC não são transitadas na blockchain, mas são executadas na segunda camada da Lightning Network, enquanto as transações Ethereum na segunda camada lutam para decolar.
A segunda é a queima de taxas introduzida desde agosto, e isso provavelmente fez com que o custo das taxas dobrasse.
Em vez disso, o verdadeiro boom do DeFi não aumentou o volume geral diário de transações registradas na blockchain Ethereum, já que o atual está perfeitamente alinhado com o de 12 meses atrás.
Fonte: Cryptonomist
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.