Ethereum: Data para a fusão das redes PoW para PoS pode ser 19 de setembro

Ethereum
Fusão para a rede PoW para PoS poderá ocorrer em 19 de setembro – Imagem Reddit

A cada dia fica mais próximo para a fusão da rede Ethereum, caso não seja adiada poderá ocorrer em meados de setembro

A rede Ethereum está se aproximando da fase de fusão de sua transição crucial do consenso de mineração de prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS). Os desenvolvedores do Ethereum (ETH) ofereceram uma data de fusão perpétua durante uma teleconferência na quinta-feira, conforme divulgado por Cointelegraph.

A teleconferência viu o desenvolvedor principal do Ethereum, Tim Beiko, que administra as principais reuniões do protocolo, propor 19 de setembro como a data prevista para a fusão. A data-alvo proposta não enfrentou nenhuma objeção dos desenvolvedores principais.

Mais tarde, o desenvolvedor do Ethereum superphiz.eth twittou sobre o roteiro para a fusão e também esclareceu que a data-alvo proposta deve ser vista como um roteiro em vez de um prazo rígido.

https://twitter.com/superphiz/status/1547643255335968771?s=20&t=vQdJRqKAm5bx_mANBmwkMw

A jornada de transição do Ethereum para o ETH 2.0 baseado em PoS começou em 1º de dezembro de 2020, com o lançamento do Beacon Chain, iniciando a Fase 0 da transição. A fase 1 do programa estava programada para ser lançada em meados de 2021, mas foi adiada para o primeiro trimestre de 2022 devido ao trabalho inacabado e às complexidades envolvidas na auditoria do código.

No início de junho deste ano, a rede de testes Sepolia Beacon Chain foi ao ar, preparando o palco para o ensaio geral da Merge para fornecer aos desenvolvedores da rede Ethereum informações técnicas valiosas. A Sepolia acabou sendo incorporada à rede em 7 de julho.

Ethereum
Cronograma transição da rede do Ethereum de PoW para PoS – Fonte: Cointelegraph

O julgamento final do Merge está previsto para ocorrer na rede Goerli, que está prevista para a segunda semana de agosto. Após sua fusão, a fusão oficial prevista para a segunda quinzena de setembro se tornaria uma prioridade para os devs.

Espera-se que a transição do Ethereum para a rede baseada em PoS reduza seu consumo de energia em 99% e a introdução do sharding (esperado para o primeiro trimestre de 2023) tornaria a rede altamente escalável e equivalente aos processadores de pagamento centralizados.

O debate PoS x PoW tem sido de longa data, onde os proponentes do PoS afirmam que é mais amigável ao meio ambiente e igualmente seguro, enquanto os proponentes do PoW, incluindo Jack Dorsey, chamam o PoS de centralizado e menos seguro.

Ultimamente, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, tem defendido agressivamente o PoS , argumentando que, ao contrário da crença comum, o PoS não inclui votação em parâmetros de protocolo, assim como a prova de trabalho (PoW) não. Buterin também explicou que os nós rejeitam blocos inválidos em PoS e PoW.

Enquanto Buterin continua lutando pelo PoS, um relatório recente do HOPR destacou algumas das principais vulnerabilidades que podem ser críticas após o Merge.

Devemos enfatizar que isso não é uma emergência: não afeta nenhum fundo hoje. Mas isso SERÁ um grande problema após a fusão e os validadores são incentivados a atrapalhar uns aos outros para roubar uma parte de milhões de $$$ em MEV.

O relatório destacou que os validadores na rede vazam seus endereços IP enquanto transmitem atestados e blocos, que estão vinculados à sua chave pública, mas esses validadores são conhecidos com antecedência, permitindo ataques altamente direcionados e seletivos (DoS ou outros) contra validadores futuros.

https://twitter.com/hoprnet/status/1546873123257081858?s=20&t=9UQaa-nfsEhXvUWvpGtSxg

A equipe do HOPR observou que um relatório de auditoria rotulou o problema como “mitigado”, o que não é verdade porque os invasores não estão limitados a (DoS) atacar o nó Teku.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_