Ethereum sob pressão das DeFI: o Bitcoin pode capitalizar em cima disso?

Boom DeFi de 2020 na blockchain Ethereum surpreendeu a maior parte comunidade cripto

O ano de 2020 viu a Ethereum [ETH] tomar brevemente a liderança do Bitcoin no mercado, contudo, esse crescimento foi resultado do boom testemunhado pelo ecossistema financeiro descentralizado, DeFi.

De acordo com dados fornecidos pela Skew, a volatilidade dos preços de Ethereum e Bitcoin estão convergindo. O spread convergente da volatilidade implícita do Ether-Bitcoin 6 meses [ATM] caiu para 7,5%, desde o pico observado de 21% em 1 de setembro.

ethereum defi

Fonte: Skew

 

Este foi o sinal de uma Ethereum retraçando, com o Bitcoin mais uma vez assumindo a liderança. Isso também ocorreu principalmente por causa das DeFi, que criaram uma enorme pressão sobre a blockchain Ethereum, especialmente com o Uniswap lançando seu token de governança UNI.

O lançamento fez com que as transações na blockchain se multiplicassem e com isso também as taxas aumentaram. Os dados da Glassnode sugeriram que esse número crescente de transações e o alto custo do gás resultaram no gasto de US$ 1 milhão dos usuários em uma única hora em 17 de setembro.

Isso tudo deve ser percebido em um contexto em que o mercado de Bitcoin estava vendo o valor do ativo digital mais uma vez se aproximar de US$ 11 mil e o interesse entre instituições e plataformas de varejo permanece alto.

Opções da Ethereum expirando

Embora o “spot market” tenha se tornado dependente do DeFi, o mercado de opções sugeriu que o vencimento seria enorme. O “open interest” de opções da Ethereum até o vencimento informava que cerca de 600 mil contratos de opções da ETH deveriam expirar entre hoje e o final do mês.

Fonte: Skew

 

Este vencimento foi um sinal conflitante, já que outras métricas destacavam a baixa do mercado.

Para colocar as coisas em perspectiva, a relação Put/Call estava sugerindo que as opções de venda estavam assumindo a liderança, já que a relação havia alcançado 0,86. O sentimento de baixa estava crescendo e com o contrato de opções de 150,6 mil ETH vencendo hoje, o sentimento no mercado ficará mais claro.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.