Ethereum acabou de aplicar a atualização The Merge e Vitalik Buterin já está visionando a camada 3

Ethereum
Vitalik Buterin já com visão no futuro, dá ideias da camada 3 para a Blockchain – Imagem: ADVFN

Com a camada 3 a rede Ethereum iria potencializar o poder da criptomoeda, indo além da escalabilidade da camada 2

O cofundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, sempre parece estar olhando para o futuro. Enquanto a camada 2 (L2) ainda está em desenvolvimento, Buterin contribuiu para a discussão da camada 3 (L3), argumentando que elas poderiam servir a um propósito diferente, deixando a escalabilidade para L2s.

Como lembrete, a camada 1 é a camada base. O próprio Ethereum é uma cadeia L1 e uma das blockchains mais usadas atualmente. As soluções L2 são construídas em cima dessas blockchains para reduzir sua carga na cadeia.

Para isso, em seu blog intitulado “Que tipo de camada 3s fazem sentido?”, Buterin ‘adiciona’ outra camada, escrevendo:

Se pudermos construir um protocolo de camada 2 que se ancora na camada 1 por segurança e adiciona escalabilidade no topo, certamente podemos escalar ainda mais construindo um protocolo de camada 3 que se ancora na camada 2 por segurança e adiciona ainda mais escalabilidade em cima de este?

Ele alerta, no entanto, que esses conceitos não são tão simples quanto parecem e que muitas vezes há algo no design que não é empilhável e só pode dar “impulso de escalabilidade uma vez”.

Outros problemas também podem surgir, mas não limitado a, limites de disponibilidade de dados e dependência de largura de banda L1 para saques de emergência.

L3s, no entanto, não são uma invenção do Buterin, e desenvolvedores também já estão discutindo sua utilização. Ideias mais recentes, como a proposta pela startup de blockchain StarkWare, diz Buterin, focam mais em atribuir papéis diferentes a L2s e L3s, em vez de apenas “empilhar a mesma coisa sobre si mesma”, argumentando que:

Alguma forma dessa abordagem pode ser uma boa ideia – se for feita da maneira certa.

Embora o dimensionamento possa ser relegado a L2s, L3 pode ser usado para:

• Funcionalidade personalizada, por exemplo, privacidade;
• Dimensionamento personalizado;
• Dimensionamento fracamente confiável (validiums, uma solução de dimensionamento que usa disponibilidade de dados fora da cadeia e computação projetada para melhorar a taxa de transferência processando transações fora da Ethereum Mainnet).

Camadas Blockchain
Fonte: StarkWare

Para Buterin, isso parece “fundamentalmente razoável”, mas ele argumenta que algumas grandes questões com respostas muito complicadas ainda permanecem, como: uma estrutura de três camadas é o caminho certo para atingir esses objetivos? O fato é que, ele sugere, muitos dos papéis que podem ser dados aos L3s podem talvez ser realizados no nível L2, enquanto outros problemas podem ser resolvidos com uma abordagem diferente, existente ou proposta.

Camadas Blockchain
Fonte: vitalik.ca

Portanto, Buterin argumenta,

Uma arquitetura de dimensionamento de três camadas que consiste em empilhar o mesmo esquema de dimensionamento sobre si geralmente não funciona bem. Rollups em cima de rollups, onde às duas camadas de rollups usam a mesma tecnologia, certamente não. Uma arquitetura de três camadas onde a segunda camada e a terceira camada têm propósitos diferentes, no entanto, pode funcionar.

Embora não seja a melhor solução a longo prazo, validiums em cima de rollups “fazem sentido”, disse ele. Rollups são uma solução de dimensionamento que permite que a transação seja executada fora da cadeia. Eles realizam a execução da transação fora de L1, após o que os dados são postados em L1, onde o consenso é alcançado.

Enquanto isso, a tão esperada e altamente antecipada atualização do blockchain, Ethereum Merge, aconteceu em 15 de setembro, desencadeando a transição do blockchain de um mecanismo de consenso Proof-of-Work (PoW) para um Proof-of-Stake (PoS).

Enquanto o preço da moeda subiu brevemente nos dias que antecederam o evento, nos seis dias desde a fusão, o ETH caiu 18,8%. Na manhã de quarta-feira (21), está sendo negociado a US$ 1.355, com precificação de 0,28% e desvalorização de 15,65% no semanal, conforme os dados do CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future