Ethereum x Bitcoin: quais são as maiores diferenças?

Nesse texto vamos dar uma olhada nas principais diferenças entre Bitcoin e Ethereum, incluindo como elas são extraídas, transacionadas e projetadas

De acordo com a Crypto Head, as criptomoedas são as novas unidades de câmbio seguras para realizar transações online. As principais moedas digitais incluem Bitcoin e Ethereum e a maioria das pessoas teve dificuldade para compreender as diferenças entre as duas. Vamos a isso então.

O mercado de criptomoedas cresceu significativamente na última década. O Bitcoin (BTC) foi a primeira criptomoeda baseada em blockchain a ser introduzida no mercado em 2009. Embora outras criptomoedas tenham surgido, ela continua sendo a mais popular e valiosa, representando mais de 68% de US$ 251 bilhões, o valor agregado de todas as criptomoedas.

Pelas estatísticas, a Ethereum é o segundo token digital mais popular por capitalização de mercado depois do Bitcoin. É uma plataforma de contrato inteligente que permite aos desenvolvedores criar blockchains de código aberto descentralizado. A moeda digital nativa da plataforma Ethereum é o Ether (ETH).

A Ethereum e o Bitcoin são semelhantes de várias maneiras:

Ambas são moedas digitais negociadas por meio de exchanges on-line e armazenadas em uma variedade de carteiras de criptomoedas.
Ambas são descentralizadas, o que significa que não são reguladas por um banco central ou por qualquer autoridade centralizada.
Ambas usam a blockchain, a tecnologia de contabilidade distribuída.
Contudo, existem muitas diferenças entre as duas principais moedas digitais. Eles incluem:

1. O hardware de mineração
O Bitcoin é extraído usando hardware dedicado, conhecido como minerador ASICs, que é superior ao hardware comum. Por outro lado, a Ethereum é extraída usando GPUs prontamente disponíveis e mais acessíveis. Assim, a mineração da Ethereum é mais amigável que a mineração de Bitcoin.

2. Tempo médio de bloqueio
Embora o tempo médio de bloco do Bitcoin seja de 10 minutos, o da Ethereum é de 15 segundos e, portanto, você pode confirmar as transações da Ethereum mais rapidamente do que as transações do Bitcoin.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

3. Quantidade mínima e máxima
A quantidade total de Bitcoins mineráveis é fixada em 21 milhões e a quantia ganha como recompensa de mineração é reduzida pela metade a cada quatro anos (halving). Por outro lado, o valor da mineração de Éter é limitado a 18 milhões por ano.

4. Diferença nas transações
Tecnicamente, as transações na rede Ethereum contêm código executável, enquanto os dados das transações Bitcoin são apenas para anotações.

5. Experiência do usuário
A Ethereum é fácil de usar e mais amigável para muitos do que o Bitcoin, o que explica por que a primeira está ganhando popularidade mais rapidamente. O Bitcoin tem demorado a introduzir novas mudanças, mas foi o primeiro a comercializar, o que significa que tem clientes fiéis.

6. Diferença no algoritmo
O Bitcoin é baseado no algoritmo Proof of Work (POW) e, portanto, a probabilidade de minerar um bloco é atrelada à quantidade de computação que você executa. Cada minerador de rede compete com os outros usando energia computacional. Por outro lado, a Ethereum é baseada (a partir da Ethereum 2.0) em um algoritmo de Proof of Stake (POS), em que a probabilidade de validar um novo bloco é determinada pelo tamanho do stake que você possui. Com esse algoritmo, as validações de bloco não recebem nenhuma recompensa de bloco, mas se beneficiam das taxas de rede.

Conclusão
Embora as criptomoedas ainda esteja nos estágios formativos, não há dúvida de que a tecnologia está lentamente transformando o mundo. Embora o Bitcoin tenha sido o primeiro a ser introduzido no mercado, a Ethereum penetrou mais rapidamente devido à sua escalabilidade, simplicidade e acessibilidade.

Para começar a negociar criptomoedas, tudo o que você precisa é criar uma conta em uma exchage respeitável, depositar dinheiro na conta e escolher entre dezenas de moedas disponíveis para compra.

Fonte: Bitrates

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.