EUA acusam Rússia de disparar arma antissatélites no espaço
Departamento de defesa espacial dos EUA, dizem que foram encontradas várias evidências de que a Rússia disparou armas antissatélites no espaço.
Oficiais dos EUA e do Reino Unido acusaram a Rússia de disparar uma arma anti-satélite no dia 15 de julho. De acordo com o Comando Espacial dos EUA, departamento de defesa responsável pelas operações militares no espaço sideral, foram encontradas várias evidências de que a Rússia disparou armas antissatélites no espaço. O projétil foi lançado em órbita pelo Cosmos 2543, um dos dois satélites russos lançados em novembro de 2019.
De acordo com a revista Time, as autoridades americanas estão de olho nos dois satélites russos desde então, especialmente depois de terem passado perto de um poderoso satélite de reconhecimento militar dos EUA chamado KH-11. As autoridades americanas levantaram questionamentos quanto ao objetivo real do dispositivo.
Oficialmente, o objetivo do Cosmos 2543 é monitorar a condição de outras naves espaciais russas em órbita, e as autoridades do país insistem que é só isso. Mas o Comando Espacial dos EUA disse que o satélite russo disparou um projétil depois de se aproximar de outro satélite, supostamente para testar sua capacidade de ataque.
Jonathan McDowell, astrônomo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, disse que uma análise dos dados de órbita por satélite disponíveis ao público mostrou que o Cosmos 2543 deu à luz outro objeto a uma velocidade relativa de mais de 643 quilômetros por hora. Isso consiste em um disparo de projétil.
————————————————————————————————————————————–
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br
————————————————————————————————————————————–
Guerra nas estrelas?
Embora não haja evidências de destruição de naves espaciais, o chefe do Comando Espacial dos EUA e o general de operações espaciais da Força Espacial dos EUA John W. “Jay” Raymond condenaram a atividade.
“Essa é mais uma evidência dos esforços contínuos da Rússia para desenvolver e testar sistemas espaciais, consistente com a doutrina militar publicada pelo Kremlin para empregar armas que mantêm ativos espaciais americanos e aliados em risco.”
A diretor espacial do Reino Unido, o vice-marechal Harvey Smyth, também pediu à Rússia que seja responsável e “evite mais testes”. Ele explicou que “ações como essa ameaçam o uso pacífico do espaço e o risco de causar detritos que podem representar uma ameaça para os satélites e os sistemas espaciais dos quais o mundo depende”.
Fonte: engadget
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.