EUA autoriza vacina da Moderna como uso emergencial

FDA autoriza a vacina COVID-19 da Moderna para uso de emergência.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA emitiu uma Autorização de Uso de Emergência para a vacina da Moderna, conforme esperado depois que um painel independente comissionado pela administração recomendou sua aprovação no início desta semana. Essa é a segunda vacina já autorizada para uso nos EUA, depois que a vacina Pfizer – BioNTech foi aprovada na semana passada.

A vacina da Moderna pode começar a ser administrada aos americanos na “segunda ou terça-feira” da próxima semana, de acordo com o Dr. Anthony Fauci falando ao programa Today da NBC em uma nova entrevista.

Isso significa que a vacina não contém nenhum vírus real – apenas instruções genéticas que dizem ao corpo de uma pessoa para criar uma proteína específica. Essa proteína é mais ou menos idêntica ao SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, usa para se ligar às células do hospedeiro e se replicar. A vacina da Moderna faz com que uma pessoa crie apenas a proteína, que por si só é inofensiva, e então suas defesas naturais por meio do sistema imunológico reagem a isso e desenvolvem um método para combatê-la. Esse sistema de defesa é “lembrado” pelo corpo, enquanto a própria vacina se dissolve naturalmente após um breve período, deixando a pessoa com imunidade, mas nada mais.

A vacina Oxford-AstraZeneca, que ainda não foi aprovada para uso nos Estados Unidos, usa um vírus do resfriado comum enfraquecido e modificado que não se espalha em humanos para criar a proteína spike em receptores, resultando na geração de sua própria resposta imunológica pelo corpo . Esse é um método muito mais testado e comprovado para a criação de uma vacina, mas as terapias de mRNA da Moderna e da Pfizer se mostraram muito eficazes em dados preliminares de seus grandes ensaios clínicos de Fase 3.

Fonte: TechCrunch

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.