EUA investirá pesado em regulamentação para criptomoedas, prevê Secretário do Tesouro
Steven Mnuchin aponta pesadas normas no futuro das criptomoedas
Falando com a Squawk Box da CNBC, o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, deu a entender que os americanos podem esperar uma regulamentação apertada para criptomoedas.
De acordo com Mnuchin, o departamento fará vista grossa para evitar que o Bitcoin e demais moedas digitais virem “contas anônimas na Suíça”, que segundo ele, representam um grande risco para o sistema financeiro.
“Eu quero garantir que aqueles que usam Bitcoin – independente do preço – estão utilizando-o de forma apropriada, e não para fins ilícitos (…). E há transações de bilhões de dólares indo para o Bitcoin e outras criptomoedas para fins ilícitos.”
Abordando a questão do uso do dólar para a lavagem de dinheiro, Mnuchin declarou que há um grande esforço para combater a prática no país, a fim de proteger o sistema financeiro.
Anteriormente o secretário expressou sua preocupação em relação à nova criptomoeda do Facebook.
De acordo com ele, é importante que a empresa demonstre como pretende provar que seu ativo não é utilizado para lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo, afirmando ainda que o projeto tem um caminho muito grande pela frente até convencer as autoridades americanas.
Apesar de regulamentações pesadas dificultarem o acesso às moedas digitais, o representante republicano Patrick McHenry declarou recentemente que por mais que os governos tentem, eles não possuem a capacidade de matar o Bitcoin.
Mostrando seu posicionamento durante uma entrevista, McHenry pontuou que nem mesmo a China conseguiu barrar a moeda, visto que seu caráter livre e descentralizado a tornam algo quase inalcançável.
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.