Evasão de Bitcoin das exchanges atinge o nível mais alto em 5 anos, saiba o porquê
Grandes investidores estão preferindo guardar seus Bitcoins em carteiras próprias, o que gera uma queda da criptomoeda nas exchanges
Apesar dos recentes ganhos do Bitcoin, os investidores de longo prazo têm preferido retirar suas moedas das exchanges e mantê-las em suas carteiras pessoais. Isso resultou em uma diminuição na oferta de Bitcoin nas exchanges, atingindo o nível mais baixo em cinco anos em 30 de junho. Essa tendência indica a preferência dos investidores em “HODL”, ou seja, manter suas moedas a longo prazo.
No final de junho, o saldo de Bitcoin em todas as exchanges era de 2,2 milhões, correspondendo a apenas 11,7% da oferta total em circulação. Esses níveis foram vistos pela última vez durante o mercado altista de 2017 e estão atualmente em uma tendência ascendente.
Investidores experientes têm desempenhado um papel relevante na redução da liquidez do BTC. Investidores de longo prazo estão acumulando e transferindo moedas para suas carteiras pessoais, representando cerca de 75% da oferta total. Por outro lado, a oferta mantida por investidores de curto prazo ou traders ativos diminuiu consideravelmente nos últimos dois anos.
Quais são os fatores desencadeantes?
Existem várias razões para esse comportamento. As preocupações com a segurança dos fundos em exchanges centralizadas aumentaram, especialmente após o colapso de instituições importantes como a FTX. Além disso, as pressões regulatórias sobre plataformas como Coinbase e Binance pioraram a situação.
A tendência de HODLing do BTC não é apenas impulsionada por aspectos negativos. Ao longo do tempo, o BTC demonstrou resiliência diante de quedas do mercado e regulamentações adversas. Como resultado, tem sido considerado cada vez mais como uma “reserva de valor” em vez de um ativo especulativo para day trading. O crescente interesse dos gigantes da TradFi também aumentou seu potencial de crescimento a longo prazo.
Um sinal de touro de longo prazo?
A tendência contínua de acumulação de BTC pode ter um impacto nos preços no futuro próximo, de acordo com Will Clements, cofundador de uma empresa de pesquisa cripto. Com a oferta de BTC disponível para compra atingindo níveis mais baixos, os compradores futuros terão que pagar preços significativamente mais altos para convencer os detentores de longo prazo a vender.
Em outra notícia, um relatório do The Wall Street Journal revelou que os pedidos para lançar um ETF Bitcoin à vista foram considerados insuficientes pela Securities and Exchange Commission dos EUA.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future